O Serasa é uma empresa privada com referência no mercado de análises e informações que influenciam na tomada de decisões de crédito. Ela funciona como uma espécie de birô de crédito que reúne uma série de dados por lojas, bancos, escritórios e tantos outros estabelecimentos.
Muitas pessoas se assustam ao simplesmente ouvir o nome “Serasa”, e já vão logo imaginando que já possuem alguma dívida e, por consequência, restrição no nome. No entanto, é preciso entender que o Serasa vai muito além do papel de vilão, pois ele oferece serviços de soluções financeiras com ofertas para os inadimplentes.
Recentemente, o Serasa foi incrementado com uma nova funcionalidade, a de realizar análises e fazer ofertas com o propósito de possibilitar a aquisição de um cartão de crédito. Embora o procedimento de análise conte com o apoio do Serasa, o pedido do cartão deve ser feito diretamente com as instituições financeiras.
Ao acessar o site do Serasa, o consumidor consegue criar um perfil para ter acesso a todos os serviços e ferramentas da empresa, entre eles o de fazer uma proposta de cartão de crédito. É preciso saber que apesar desta disponibilidade, não é qualquer cartão que poderá ser obtido, é preciso que ele esteja entre estas opções pré-autorizadas pela plataforma.
Essa plataforma foi denominada de Serasa eCred, e atua através da parceria das instituições financeiras interessadas e credenciadas. Entre os parceiros que oferecem cartão de crédito pelo Serasa sem cobrar anuidade, estão:
- Cartão de Crédito Banco Pan;
- Cartão de Crédito Credicard;
- Cartão de Crédito Digio;
- Cartão de Crédito Itaú;
- Cartão de Crédito Neon;
- Cartão de Crédito Next;
- Cartão de crédito Santander;
- Cartão de Crédito Cartão Pag!
Todo este procedimento de solicitação de cartão de crédito continua condicionado à análise de crédito conforme mencionado. E para não ser pego de surpresa, o consumidor tem a possibilidade de fazer a consulta do próprio crédito no site.
Pelo Serasa ele consegue saber se existe alguma dívida negativada registrada em seu nome, a qual empresa ela está vinculada e se existe alguma proposta para quitar o débito. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse cadastro no Serasa não é invasivo, nem mesmo interfere na privacidade do cidadão.
O cadastro não tem autonomia para visualizar e registrar as compras feitas em determinado CPF. Os únicos dados relevantes para a empresa se referem exclusivamente sobre o pagamento, como: se ele foi efetuado em dia, antecipado ou em atraso; se o consumidor pagou o valor total da dívida ou a parcela mínima; até mesmo se teve a chance de antecipar alguma parcela ou o valor total da compra.
Essas são todas informações extremamente importantes que auxiliam na criação do cadastro positivo. Este cadastro positivo só é feito mediante a autorização do consumidor, para posteriormente, ser consultado por diversos tipos de estabelecimentos nos quais possam existir o interesse de iniciar uma linha de crédito.