As eleições presidenciais do Equador aconteceram no último domingo (7). Mas a apuração ainda não acabou. Na noite desta quinta-feira (11), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) registrou uma virada na disputa pela segunda posição.
De acordo com as informações oficiais do CNE, Guillerme Lasso, de centro-direita, aparece agora na segunda posição da disputa presidencial. Já o advogado indígena Yaku Pérez, de esquerda está na terceira posição e ficaria agora fora do Segundo Turno.
Durante toda esta apuração, Pérez estava na frente de Lasso. A diferença sempre foi muito pequena. Mas agora a virada veio de fato. Caso a apuração termine assim, será uma confirmação do que as pesquisas estavam mostrando antes das eleições.
Mas a apuração ainda não acabou. De acordo com os dados da CNE a diferença entre os dois candidatos ainda é menor do que 1%. Ainda segundo os dados, o Conselho precisa apurar ainda cerca de 1% dos votos totais.
Eleições no Equador
Em tese, Pérez precisa ter a grande maioria absoluta desses votos que restam para conseguir virar o jogo novamente. Não é portanto uma tarefa fácil. Seja como for, ele já está provocando uma grande polêmica ao dizer que as eleições estão “passando por uma fraude”.
Por isso, vários dos seus apoiadores já estão marcando protestos contra o resultado eleitoral do domingo (7). Por outro lado, Lasso disse que está pronto para “levar essa indignação do povo para a disputa do Segundo Turno”.
Na primeira posição, segue André Arauz, de esquerda. Ele já tem o seu lugar no Segundo Turno das eleições presidenciais do Equador. Agora, só aguarda para saber quem vai participar desta disputa com ele. O Segundo Turno acontece no próximo mês de abril.