A China concedeu uma licença para um jogo móvel sul-coreano, disse na quinta-feira o escritório presidencial em Seul, aumentando as esperanças de uma melhoria nas relações entre os dois países e impulsionando a participação em empresas de jogos e entretenimento.
Summoners War
O escritório presidencial disse que foi a primeira licença concedida pela China a um jogo de computador sul-coreano em quatro anos – embora outro jogo coreano, “Lucy: The Eternity She Wish For”, publicado pelo Modern Visual Arts Laboratory, tenha tido sua versão para computador aprovada pela China em março e sua versão para celular aprovada em 2 de dezembro.
A China tem restringido as vendas de jogos, dramas e shows sul-coreanos, bem como turnês à Coréia do Sul desde 2017, em um movimento amplamente visto como retaliação à decisão de Seul de sediar um sistema de defesa antimíssil dos EUA.
O gabinete presidencial deu poucos detalhes além de dizer que a licença havia sido concedida pela China em 2 de dezembro, e não disse como se chamavam os jogos.
A mídia local informou que a Com2us havia recebido uma licença da China para seu popular jogo móvel, Summoners War.
O Com2us não estava imediatamente disponível para comentários. Suas ações saltaram 6,2%, e as ações de outras empresas de jogos e entretenimento subiram acentuadamente.
Indie
O principal diplomata da China, Wang Yi, visitou a Coréia do Sul na semana passada, após uma visita de dois dias ao Japão.
“O gabinete presidencial pediu à China que cooperasse mais ativamente para revigorar a colaboração nas áreas de cultura e conteúdo em uma recente reunião entre os ministros das relações exteriores da Coréia e da China em 26 de novembro”, disse o gabinete presidencial sul-coreano.
“A China também disse que espera que os dois países continuem a se comunicar sobre esse assunto”.
A Modern Visual Arts Laboratory é uma editora indie, que não é bem conhecida na Coreia, portanto a China pode não ter tido conhecimento de que é um jogo coreano, disse Wi Jong-hyun, presidente da Sociedade Acadêmica de Jogos da Coreia, um grupo de pesquisa da indústria.