As plantas e vegetais são utilizados desde sempre para tratar doenças psicossomáticas, como tratamento alternativo dos seres humanos. Por isso que nós do Brasil 123, vamos ensinar o que é aromaterapia e como utilizar em sua casa.
O que é aromaterapia?
A Aromaterapia é uma forma de terapia integrante e reconstrutora muito utilizada para favorecer o equilíbrio físico, mental e espiritual das pessoas.
Assim, a palavra Aromaterapia, surgiu na França, em 1920, sendo derivada da palavra fitoterapia, que estuda as propriedades de tratamentos utilizando plantas e vegetais para prevenir e tratar doenças. Além disso, podem promover sensações de bem-estar e tranquilidade.
A Aromaterapia utiliza óleos essenciais retirados de plantas e árvores. Estes óleos aromáticos podem ser utilizados de diferentes maneiras, entre eles: inalados, adicionados em tratamentos para a pele ou cabelos, acrescentados em cremes de massagens, ou usando aromatizadores.
Desta forma, a Aromaterapia é uma prática com reconhecimento pela OMS (Organização Mundial da Saúde), além de ser um tratamento oferecido de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil.
Quais os efeitos da Aromaterapia no corpo humano?
Precisamos entender como funciona o nosso organismo em relação aos odores: cada odor percebido pelos receptores olfativos, se relacionam diretamente com o sistema límbico do cérebro. Assim, este sistema ativa os nossos sentimentos mais profundos, os nossos comportamentos, e ativando gatilhos de saúde.
Para testar esta função, basta fazer um café coado, e perceber quais os sentimentos que este café traz para nossas lembranças. Muitas pessoas lembram-se do café que a mãe fazia, outras pessoas lembram de situações vivenciadas em família, e assim por diante. O mesmo ocorre com os perfumes, e suas relações com os sentimentos.
Dessa forma, a aromaterapia funciona para desencadear os sentimentos que estão escondidos e perceber como eles são assimilados pelo cérebro. Por utilizar extratos de plantas, os efeitos se tornam muito maiores do que o café, por exemplo.
Como utilizar a aromaterapia em sua casa?
A aromaterapia a ser utilizada na casa, é feita com óleos essenciais, sendo que existem os mais variados tipos e para os mais variados problemas. No entanto, vamos apresentar os principais:
Para diminuir o estresse, insônia e ansiedade
Para diminuir o estresse, insônia e ansiedade você pode utilizar o óleo essencial de lavanda, camomila, laranja doce ou melissa.
Todos esses óleos essenciais possuem propriedades calmantes e relaxantes.
Para falta de concentração
Para falta de concentração os óleos essenciais apropriados são: Alecrim, capim-limão e patchouli.
Estes óleos são revigorantes e auxiliam a se concentrar de maneira mais efetiva.
Para aliviar dores e cansaço
Para aliviar dores e cansaço, você pode utilizar os óleos essenciais de: canela, sândalo e gerânio.
Esses óleos são específicos para ter um descanso reanimador, ajudando na recuperação das energias físicas e mentais.
Para reduzir os sentimentos de posse e ciúmes
Para reduzir estes sentimentos, utilize óleos essenciais de ylang-ylang, ou patchouli que ativam memórias de aceitação, amor-próprio e magnetismo.
Agora que você sabe o que é aromaterapia e como utilizar em sua casa, vale a pena continuar estudando as propriedades dos óleos essenciais, para assim utilizar aquele que você realmente precisa.