Os trabalhadores no Brasil são protegidos contra rescisão sem motivação de seus contratos de trabalho por um abono salarial constitucionalmente obrigatório, conhecido como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Hoje, descreveremos um método para verificar seu saldo de FGTS em uma série de etapas fáceis.
Vários funcionários não têm certeza se foram creditados com recursos do FGTS. Você deve conhecer esse benefício, assim, poderá utilizar em diversas circunstâncias da vida, como comprar casa, se aposentar, adoecer gravemente ou rescindir o contrato trabalhista.
Para realizar a consulta dos valores constantes na conta do FGTS, o empregado precisa fazer acesso na plataforma digital da Caixa Econômica Federal (CEF), inserir o número do PIS/PASEP, cadastrar-se com o CPF e senha e possuir fisicamente o CPF e o NIS.
Notadamente, o empregador deposita mensalmente o saldo do FGTS na conta vinculada do empregado na Caixa Econômica Federal no valor equivalente a 8% do salário bruto do trabalhador. Por este motivo, deve manter-se alerta e verificar regularmente se continua a receber esta prestação.
Quais pessoas podem realizar a consulta do FGTS?
Todos os empregados com carteira de trabalho oficial têm direito ao FGTS, independentemente de serem moradores da cidade, agricultores, trabalhadores temporários, sazonais, sazonais sem benefícios, deficientes físicos ou atletas profissionais.
Mais do que isso, é uma forma de dar aos trabalhadores algo com que possam contar em momentos de crise, como quando compram a primeira casa, enfrentam uma doença grave ou há demissão sem justa causa. Mas vale lembrar que os depósitos do FGTS são contabilizados monetariamente e acrescidos de juros. Faz-se a correção de forma anual, utilizando para tanto a Taxa Referencial (TR), mais juros de 3% ao ano.
Como resultado, o saldo acumulado na conta vinculada de um trabalhador tem o potencial de crescer para uma soma considerável ao longo do tempo, tornando-se crucial que o trabalhador esteja ciente de seu tamanho. O funcionário pode consultar o saldo do FGTS de várias formas, como pelo aplicativo e telefone do FGTS (89007260207) e pelo site da Caixa Econômica Federal.
Como faço para realizar a consulta do saldo do meu FGTS?
As etapas que um funcionário deve seguir para verificar o saldo do FGTS são as seguintes:
- Primeiramente, basta realizar o acesso na plataforma da Caixa Econômica Federal no seguinte URL: www.caixa.gov.br;
- Clique na aba “Benefícios e Programas”;
- Depois selecione “FGTS”;
- Por fim, clique na alternativa “Consulte seu FGTS”;
- Em seguida, digite seu número do NIS (PIS/PASEP) e selecione “Cadastrar senha”;
- Leia os Termos do Serviço e clique em “Confirmar” se concordar com eles;
- Faça o preenchimento dos campos obrigatórios com suas informações pessoais e selecione em “Cadastrar” para prosseguir;
- Logo depois, faça login com seu número do NIS (PIS/PASEP) e senha;
- Para consultar o saldo e a movimentação do seu FGTS, clique em “Extrato” na barra de menu.
Você pode consultar o saldo do FGTS pelo aplicativo gratuito do FGTS, disponível nos dispositivos Android e IOS, ou pelo telefone 0800 726 0207.
Lembre-se, então, que o empregado tem o direito de consultar o saldo do seu FGTS, devendo acompanhar a movimentação da conta vinculada. Uma melhor supervisão dos depósitos e auditorias, juntamente com a garantia de que haverá respeito aos direitos dos trabalhadores é possível dessa forma.