Quando o dólar se fortalece, isso reflete uma economia forte dos EUA, os baixos aumentos das taxas de juros do Federal Reserve e uma política fiscal que incentiva as empresas a trazer de volta os lucros do exterior. Por outro lado, um dólar mais fraco pode sinalizar uma economia em desaceleração, inflação em alta ou ambos.
Após um aumento forte e constante no final de 2010, o dólar enfraquece em relação a outras moedas mundiais. A depreciação do dólar acelera em 2022 à medida que a inflação aumenta, afetando o investimento doméstico e internacional. A confluência desses fatores pode ajudar os investidores a determinar onde e como alocar seus investimentos. Continue lendo para saber como investir quando o dólar está em queda.
Dólar fecha em forte queda, após BC dos EUA elevar os juros no país
Lucrando com a queda do dólar
Aproveitar os movimentos cambiais de curto prazo pode ser tão simples quanto investir na bolsa de valores, quando você acredita que uma empresa possui um grande potencial de valorização no futuro. Vejamos algumas opções que podem lhe render lucro com a queda do dólar.
Mercado acionário internacional
Para uma estratégia de longo prazo, investir em índices do mercado de ações de países onde você acredita que a moeda vai se valorizar ou investir em fundos soberanos (onde os governos negociam moedas) pode fornecer exposição a moedas mais fortes. As oportunidades de investimento hoje não são limitadas pela geografia. Para muitos investidores, a compra de ações estrangeiras permite que eles dividam seu risco, e se exponham ao crescimento de outras economias.
Lembre-se de que as grandes empresas são muito mais propensas do que as pequenas a gerar receitas e lucros substanciais no exterior. As ações globais de tecnologia são um ótimo exemplo disso, onde os preços de suas ações dispararam desde o início da pandemia.
Compra de commodities
A principal razão pela qual o valor do dólar afeta os preços das commodities é a moeda ser o mecanismo de preço de referência para a maioria das commodities. Os investidores podem lucrar com a queda do dólar comprando commodities ou apoiando e participando de empresas que exploram, produzem ou transportam commodities. Os compradores estrangeiros usam dólares para comprar bens dos EUA, como milho, soja, trigo e petróleo. Quando o dólar se desvaloriza, há mais poder de compra, pois é preciso uma quantidade menor de moedas para comprar cada commodity.
Dólar e dívida de mercados emergentes
Muitos países de mercados emergentes tomaram dólares emprestados porque seus próprios mercados de capitais eram subdesenvolvidos. Com o fortalecimento do dólar nos últimos anos, os países emergentes foram forçados a pagar juros mais altos sobre suas dívidas. Mas à medida que a moeda se torna mais barata, isso pode aumentar os lucros das empresas. Para investidores de renda fixa confortáveis com o risco potencial de rendimentos mais altos, os títulos de mercados emergentes oferecem outra maneira de se beneficiar de um dólar mais fraco.
Em suma, quando o dólar cai, é mais fácil pagar o serviço da dívida se o título for denominado em dólares. Como tal, os títulos de mercados emergentes geralmente se beneficiam das conversões.