O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma etapa da vida acadêmica que chega para todos os estudantes universitários, independente de qual curso eles estejam cursando. Porém, nem sempre as pessoas sabem o que é um TCC, muitas vezes até mesmo a sigla TCC é um mistério.
No artigo de hoje o objetivo é mostrar que o trabalho de conclusão de curso (TCC) pode ser mais simples do que você imagina. Basta entender alguns elementos básicos do projeto de conclusão de curso e para isso vamos te dar algumas dicas para fazer o trabalho de TCC e explicar o método ideal para fazer um TCC.
Dicas para fazer o TCC
Para que você esteja totalmente preparado para fazer um projeto de TCC é importante saber quais são os pontos mais importantes nos quais você deve focar e como você deve abordar as diferentes etapas do processo de desenvolvimento do trabalho.
Para isso, a seguir vamos discutir 3 dicas essenciais para você escrever o seu TCC e finalmente entender do que se trata um trabalho desse tipo, indo além de apenas saber o significado de TCC. Confira!
Tipos de TCC
O TCC não é apenas um tipo de trabalho que é desenvolvido igualmente por todos os estudantes universitários em todas as instituições de ensino e em todos os cursos, esse trabalho pode ser feito de muitas formas diferentes.
No que se refere ao formato para a escrita de TCC existem dois tipos principais:
- TCC em formato de artigo – nesse tipo de TCC o conteúdo é um pouco reduzido e é uma opção que nem sempre é oferecida nos cursos, porém nos casos em que está disponível é uma boa alternativa para trabalhos nos quais a pesquisa não é tão complexa e quando o foco do TCC é algo mais prático como um experimento ou estudo de caso.
- TCC em formato de monografia – a monografia é o formato de TCC mais utilizado nas instituições de ensino brasileiras, sendo um dos tipos de trabalho mais complexos que os estudantes encontram. As monografias costumam ser mais longas, com pelo menos 15 ou 20 páginas e permitem que a pesquisa seja explorada com uma maior atenção aos detalhes e é o formato de TCC que oferece maior versatilidade para as mais diversas pesquisas.
Normas da ABNT
Um dos grandes inimigos dos estudantes universitários são as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Essas normas definem todos os detalhes de como um trabalho deve ser estruturado e referenciado.
Não existe apenas uma norma que padroniza todos os tipos de produção acadêmica, mas na verdade um conjunto de normas que são responsáveis pela padronização e normalização de partes específicas como referências, citações diretas e indiretas e etc.
Estrutura
A estrutura de TCC segue um esqueleto básico que pode ter modificações dependendo do curso, do tema ou da instituição de ensino superior na qual o trabalho está sendo escrito. A seguir vamos descrever melhor os elementos básicos da estrutura de um TCC:
- Elementos pré-textuais – Os elementos pré-textuais de um TCC envolvem partes como a capa, folha de rosto, resumo, dedicatória, epígrafe, lista de figuras, lista de abreviações e folha de aprovação.
- Introdução – A introdução é o primeiro elemento textual do TCC e seu objetivo é introduzir não só o tema do trabalho como a motivação da pesquisa.
- Desenvolvimento – O desenvolvimento envolve todas as partes entre a introdução e as considerações finais, é a maior parte do trabalho e é onde o conteúdo da pesquisa realizada é apresentado com seções específicas dentro do capítulo.
- Considerações finais – As considerações finais concluem o trabalho e servem como uma oportunidade para ressaltar alguns pontos importantes que foram apresentados ao longo do texto, além de ser possível falar sobre potenciais trabalhos futuros que são uma opção para avançar o desenvolvimento da pesquisa proposta.
- Referências e outros elementos pós-textuais – Após as considerações finais resta incluir as referências devidamente formatadas seguindo as normas da ABNT e qualquer outro elemento pós-textual como índice e apêndices.
Método ideal para escrever o TCC
Na escrita de um TCC é possível ter as mais diversas abordagens, porém apesar de não existir apenas uma forma correta de escrever o seu TCC, podemos sugerir uma forma ideal para começar caso você não tenha experiência com atividades de escrita acadêmica.
Apesar de parecer contra intuitivo, você não deve começar seu TCC pela introdução. Escreva o desenvolvimento ao longo da pesquisa e a partir de anotações feitas na pesquisa e então você pode buscar mais referências para complementar esse capítulo, depois disso você pode escrever um rascunho das considerações finais e só então escrever a introdução.
Dessa forma você consegue expressar melhor suas ideias e quando chegar nas etapas de introdução e considerações finais terá mais domínio sobre o assunto.