Hospedeiros e parasitas do organismo humano, as verminoses podem acarretar sintomas desagradáveis e evoluir para doenças sérias e complicadas. Então aprenda como evitar verminoses de maneira simples e rotineira. Confira aqui no Brasil 123.
O que são verminoses?
Verminose é a situação que ocorre quando parasitas, vermes e outros hospedeiros se instalam no organismo humano, causando assim, diversos tipos de doenças e comprometendo funções vitais do organismo.
Estes hospedeiros se instalam comumente no intestino, mas, alguns chegam até os pulmões, fígado e cérebro.
Estas doenças parasitárias podem acometer tanto adultos como crianças e são mais comuns em locais sem saneamento básico ou com falta de condições de higiene, por exemplo.
Quais os sintomas das verminoses?
Dessa forma, quando a contaminação acontece, a maioria dos sintomas envolve o sistema gastro digestivo, devido a contaminação ocorrer principalmente pela boca.
Os sintomas são:
- Fome exagerada ou perda repentina do apetite
- Diarréia com sangue
- Constipação
- Distensão abdominal (barriga d’água)
- Dores abdominais
- Emagrecimento
- Tonturas
- Vômitos
Mas em alguns casos mais graves, acontecem problemas respiratórios e até mesmo danos cerebrais.
Como ocorre a transmissão de verminoses?
A principal forma de transmissão é através do saneamento básico. Em regiões onde não há tratamento de água para consumo da população, onde o esgoto é despejado a céu aberto sem o mínimo de tratamento e canalização.
Dessa forma, o consumo de água não potável, leva para dentro do organismo ovos e larvas de parasitas que irão se desenvolver e acarretar doenças para o indivíduo.
O esgoto sem tratamento, derramado em rios ou próximo às residências gera não só o odor desagradável mas também contribui para o ciclo de vida do verme, possibilitando que cada vez mais pessoas se contaminem.
A transmissão ocorre através de:
- Consumo de água contaminada tanto para beber quanto para lavar alimentos
- Contato com fezes de humanos ou de animais contaminados
- Feridas na pele, machucados (são a porta de entrada para os microorganismos)
- Alimentos cultivados em solo contaminado
- Falta de higiene com alimentos
- Falta de higiene pessoal
Ciclo de vida dos vermes
O ciclo de vida dos vermes é de apenas três fases, mas que causa grandes estragos.
O ovo, a larva e o verme na fase adulta.
Como evitar as verminoses
Primeiramente busque por manter uma higiene adequada, tanto pessoal (banhos regulares, lavagem frequente das mãos, unhas limpas e aparadas, escovação regular dos dentes).
Tenha uma rotina de desinfecção com alimentos que são consumidos principalmente crus, como frutas, saladas, verduras e legumes.
Primeiramente, lave-os com água e sabão se possível, e em seguida deixe de molho em uma solução de água e hipoclorito por 15 minutos já é suficiente.
Consuma água sempre filtrada e fervida. Armazene em embalagens limpas e próprias para este uso.
Você pode vermifugar você e sua família, com orientação médica.
Os vermífugos são, desse modo, medicamentos muitas vezes baratos ou de distribuição gratuita pelo SUS, que podem extinguir os parasitas do corpo humano em qualquer fase. Os mais usados são:
- Albendazol
- Mebendazol
- Nitazoxanida
- Secnidazol
Estas medicações são vendidas sem receita médica, porém seu uso deve sim ser feito sob supervisão médica, por período e regularidade a serem definidos de acordo com cada caso. Por fim, previna-se!