O Certificado Nacional de Vacinação encontra-se disponível para brasileiros que tomaram uma ou duas doses da vacina contra a Covid-19. Pelo aplicativo Conecte SUS, o qual é gerido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, o documento pode ser emitido de forma on-line e gratuita.
Essa comprovação pode ser usada, principalmente, por brasileiros que desejam realizar viagens para o exterior, em países que só aceitam entrada de estrangeiros mediante comprovante de vacinação.
Mesmo podendo ser usado fora do país, o documento não traz consigo uma validade internacional, ficando a critério do país destino aceitar ou não a comprovação. O recomendado nesta situação é consultar a embaixada do país que deseja ir e ficar atualizado quanto suas exigências.
Países como Suíça e França, além de outros, anunciaram publicamente a liberação da entrada dos brasileiros nos seus devidos territórios.
Saiba como emitir o passaporte de vacinação
Para realizar o download do passaporte de vacinação pelo seu smartphone, é necessário fazer o login no aplicativo e acessar os dados da campanha de vacinação até emitir o seu certificado. Também é possível emitir por meio do site.
Informações contidas no certificado
Após acessar o aplicativo ou site correspondente, o brasileiro poderá emitir a documentação em 3 idiomas: português, inglês e espanhol.
Nele constará informações como nome, data de nascimento, sexo, CPF, além de data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado, e informações sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde).
Autenticar documento
O certificado de vacinação pode ser autenticado utilizando os 16 dígitos disponibilizados pelo próprio documento. Atualmente, a validade é de 12 meses em todo o território nacional, após sua emissão.