A pandemia da Covid-19 modificou a forma como o brasileiro utiliza o dinheiro. Segundo levantamento da fintech Neon, 57% dos brasileiros afirmaram em junho deste ano que possuem reserva financeira de emergência. A saber, o percentual estava em 44% em abril do ano passado.
Em resumo, a decretação da pandemia ocorreu em março de 2020. De lá pra cá, houve a perda de milhões de empregos e diversas atividades econômicas sofreram fortes impactos. Isso acabou fortalecendo um sentimento mais conservador entre os brasileiros.
No entanto, boa parte de quem guarda dinheiro recorre à poupança. Aliás, a captação de investimentos pela aplicação financeira mais tradicional do Brasil bateu recorde no ano passado. Isso aconteceu, em grande parte, por causa da volatilidade do mercado financeiro. Por isso, muita gente recorreu à poupança para se sentir seguro.
Veja dicas para impulsionar seu dinheiro guardado
Em suma, a reserva financeira não é um tipo de investimento para aumentar o patrimônio. Na verdade, esse dinheiro guardado tem o objetivo de resolver problemas financeiros que venham a surgir. Por exemplo, se alguém tiver um gasto extra ou uma redução inesperada do seu rendimento, pode utilizar a reserva para solucionar a situação.
Nesses casos, há ações que podem até mesmo elevar este investimento. O primeiro deles é o seguinte: fuja da poupança! Não importa se este é o investimento mais tradicional do país, o que realmente vale é que a poupança rende muito pouco, mesmo sendo isenta de imposto de renda.
A saber, a poupança rende 70% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é um título emitido pelos bancos como uma maneira de captação ou aplicação de recursos excedentes. Atualmente, a taxa Selic está em 4,25%, o que gera ao ano, mais ou menos, 2,98%. Isso quer dizer que um investimento de R$ 100 na poupança renderá apenas R$ 2,98 ao ano.
Por isso, busque tipos de investimentos com rendimento e liquidez maiores que a poupança. A propósito, já existem aplicações que pagam mais de 100% do CDI, e até mesmo com liquidez diária. Dessa forma, a retirada pode ocorrer a qualquer dia.
Por fim, especialistas afirmam que mesclar os investimentos é um ótimo caminho. Assim, os investidores podem fatiar suas reservas entre aplicações com boa rentabilidade, boa liquidez e ainda proporcionando segurança. Então, se você quiser turbinar suas reservas, procure conhecer diversas modalidades de investimentos.
Leia Mais: Mercado financeiro eleva mais uma vez inflação, que chega a 6,56%