Primeiramente, para quem não conhece a conta Gov.br, deve saber que trata-se de uma plataforma digital que reúne serviços públicos federais em um só lugar, facilitando o acesso de cidadãos e empresas. Dessa forma, é possível solicitar documentos, consultar benefícios, emitir certidões, efetuar pagamentos e muito mais sem precisar sair de casa ou enfrentar filas.
Mas você sabia que existem diferentes níveis de acesso a uma conta Gov.br? Dependendo do nível, você pode ter acesso a mais ou menos serviços com mais ou menos segurança.
Acompanhe nossa matéria completa a seguir para ver os níveis de acesso, como obtê-los e os benefícios de cada um.
Quais são os níveis de acesso na conta Gov.br?
Os níveis de acesso à conta Gov.br são: Bronze, Prata e Ouro. Eles indicam o grau de confiabilidade das informações fornecidas pelo usuário e o nível de segurança necessário para acessar determinados serviços. Então veja o que cada nível significa:
- Nível Bronze: é o nível mais básico que permite o acesso apenas a serviços que não requerem autenticação ou que não incluam dados sensíveis. Neste sentido, para obter este nível, basta criar uma conta com o seu e-mail ou número de celular e definir uma palavra-passe;
- Nível Prata: é um nível médio que permite o acesso a serviços que requerem autenticação e que incluem informações pessoais como CPF, nome completo, data de nascimento, entre outros. Para obter esse nível, você deve verificar sua identidade usando um dos métodos disponíveis na plataforma, como verificação facial, bancos parceiros, certificado digital ou internet banking;
- Nível Ouro: é o nível mais avançado que permite acesso a serviços que requerem autenticação forte e que incluem dados sensíveis como informações financeiras, fiscais, sociais, entre outros. Para obtê-lo, portanto, é necessário ter um certificado digital ou usar o aplicativo Meu Gov.br.
Como obter níveis de prata ou ouro?
Antes de mais nada, a obtenção de uma conta Gov.br nível prata ou ouro é necessária para acessar todos os serviços da plataforma. Além disso, é uma forma de manter suas informações e transações mais seguras.
Conta nível prata
Veja como criar uma conta de nível prata:
- Primeiramente, acesse https://acesso.gov.br/ e faça login em sua conta com seu CPF Gov.br e senha;
- Agora, caso queira aumentar seu nível de acesso, clique em “Aumentar Nível de Acesso” na tela inicial da plataforma;
- Em seguida, selecione um dos métodos disponíveis para verificar sua identidade e siga as instruções na tela. Você pode escolher:
Validação facial: é necessário estar com a carteira de habilitação ou título de eleitor em mãos e tirar uma foto do documento e do rosto para comparar as imagens;
Bancos credenciados: você deve ter conta em um dos bancos parceiros da plataforma e autorizar o acesso aos seus dados cadastrais;
Certificado digital: você deve possuir um certificado digital no padrão ICP-Brasil emitido por uma autoridade certificadora credenciada;
Internet banking: basta ter uma conta em um dos bancos parceiros da plataforma e inserir seu Internet banking para confirmar seus dados. - Depois de verificar sua identidade com um desses métodos, você terá uma conta Gov.br nível prata.
Conta nível ouro
Para obter o nível ouro, é necessário possuir certificado digital no padrão ICP-Brasil ou utilizar o aplicativo Meu Gov.br. Então é só entrar na plataforma com seu certificado e confirmar seus dados.
Porém, caso você não possua um certificado digital, você pode baixar o aplicativo Meu gov.br na loja de aplicativos do seu celular. Em seguida, siga as instruções para gerar um código QR que será usado para verificar sua identidade na plataforma.
Além disso, com uma conta Gov.br nível ouro, é possível acessar todos os serviços disponíveis na plataforma com maior segurança e comodidade.
Quais são os benefícios de uma conta nível Gov.br nível prata ou ouro?
Acima de tudo, uma conta prata ou ouro Gov.br traz diversos benefícios para o usuário, como:
- Tenha acesso a vários serviços públicos federais em um só lugar sem a necessidade de vários cadastros ou senhas;
- Acesso a serviços que envolvam dados sensíveis ou confidenciais, tais como, mas não limitados a, declarações de imposto de renda, consultas de benefícios, emissão de certidões;
- Aumentar a segurança de suas informações e prevenir fraudes ou fraudes;
- Agilizar os serviços e desburocratizar os órgãos públicos;
- Economize tempo e dinheiro evitando viajar ou imprimir documentos.