Se você é o tipo de pessoa que não come sem carne no prato, certamente não vive sem uma tábua de carne em casa. Afinal, não há superfície melhor para cortar a carne do que a tábua. Seja de madeira ou de plástico, a tábua de carne é um item indispensável na vida de quem gosta de cozinhar. Mas será que você está limpando a sua tábua de carne da forma correta? Aprenda a limpar tábua de carne com essa dica simples.
Em algumas situações, é possível notar que a tábua de carne está com o cheiro ou até mesmo gosto do alimento que foi cortado sobre sua superfície anteriormente. Quando isso ocorre, significa que a sua tábua de carne não foi limpa da forma correta.
Então, é necessário dispor dos artifícios e técnicas corretos para que você tenha uma boa experiência com a sua tábua de carnes, preparando a melhor refeição para a sua família. Se você acredita que a limpeza da sua tábua não está satisfatória, aprenda a limpar tábua de carne com essa dica simples.
Aprenda a limpar tábua de carne com essa dica simples
Existem diversos tipos de tábuas de carne no mercado. É possível encontrar tábuas de madeira, polietileno ou até mesmo de vidro ou bambu. As pessoas que preparam churrascos gostam de cortar a carne na tábua de madeira, pois esse material é mais estável e não deixa que a carne escorregue. Assim, o corte fica mais preciso. No entanto, a higienização desse tipo de tábua é mais difícil.
As tábuas de polietileno são mais comuns nas cozinhas dos brasileiros, ela também possui estabilidade e pode ser higienizada facilmente. Mas com o tempo é possível observar algumas reentrâncias em sua superfície.
As tábuas de vidro podem ser limpas muito facilmente, além de não apresentarem reentrâncias com o tempo de uso. Porém, uma desvantagem é sua instabilidade, que faz com que o alimento escorregue durante o corte.
Como limpar tábua de carne?
Apesar de você poder encontrar tábuas de carne dos mais diversos tipos de materiais, é possível limpar todas elas utilizando um único processo. Dando atenção a cada uma delas segundo suas particularidades, é claro. Primeiro, depois de utilizar a sua tábua de carnes, raspe todos os resíduos com a parte não cortante da faca sobre uma lixeira.
Então, utilizando uma escova ou uma esponja limpa, realize a limpeza da tábua com detergente, de preferência neutro, em água corrente. No mínimo uma vez por mês, prepare uma mistura utilizando uma colher de sopa de cloro ou água sanitária para 1 litro de água. Após preparar a mistura, coloque a tábua ali de molho durante quinze minutos.
Passados os quinze minutos, remova a tábua da solução e enxágue-a com bastante água. Se a sua tábua for de madeira, não a deixe de molho por um tempo superior a quinze minutos, pois a água pode infiltrar pelos poros desse material, deixando-o podre. Para finalizar, coloque a tábua para secar ao sol.