Ter algumas plantinhas em casa torna o ambiente muito mais agradável e bonito. Por isso, muitas pessoas gostam de cultivas as próprias plantas e se esforçam para que elas fiquem sempre bem verdinhas e saudáveis. No entanto, às vezes o fertilizando é um problema. Por isso, aprenda a fazer esse fertilizante caseiro e tenha plantas perfeitas.
Apesar de existirem inúmeros tipos de fertilizantes no mercado, de diversas marcas e tipos, produzir o seu próprio fertilizante de forma caseira é a melhor opção para que suas plantas fiquem saudáveis naturalmente. E o melhor, os fertilizantes caseiros são feitos com elementos que você possui em casa e que descarta diariamente no lixo, por exemplo, como os materiais orgânicos. Então, veja abaixo como fazer fertilizante caseiro e tenha plantas perfeitas.
Aprenda a fazer esse fertilizante caseiro e tenha plantas perfeitas
Existem inúmeros materiais orgânicos, descartados diariamente em casa que podem ser reutilizados em outras funções, como na confecção de adubo para plantas. Então, a boa notícia é que você não precisa gastar dinheiro para deixar as suas plantas saudáveis e verdinhas, muito pelo contrário, você irá economizar ao fazer esse fertilizante caseiro. E para te deixar ainda mais animado, este post contará com mais de uma dica, assim, você pode diversificar na adubação.
Fertilizante com borra de café
O primeiro tipo de fertilizante que você deve aprender a fazer é o de borra de café. Afinal, todos os dias pela manhã você realizar aquele cafezinho e muito possivelmente realiza o descarte da borra, não é verdade? Agora não é necessário descartá-la mais. Para preparar o seu fertilizante de borra de café basta misturar 3 colheres de sopa da borra em 1 litro de água.
Feito isso, deixe a mistura descansar durante uma semana. Passado esse tempo, despeje a solução em um borrifador e realize a aplicação sobre a terra e as folhas da planta que você deseja adubar. Além disso, a borra de café também atua como um repelente, afastando todas as pragas que possam acometer sua plantinha.
Cascas de frutas e vegetais
As cascas de alimentos também são componentes que devem ser reaproveitados se você deseja adubar a sua planta com um bom fertilizante natural. Então, quando você descascar as suas verduras e frutas, não jogue as cascas no lixo, mas reserve-as para preparar o seu adubo. É válido salientar que alimentos como cenoura, batata, abóbora e chuchu possuem grande quantidade de vitamina E; por isso, ajudam a planta a se desenvolver bem.
Sendo assim, se você costuma consumir esses alimentos, dê uma atenção especial para o armazenamento das cascas. Para utilizar as cascas de vegetais como adubo, você só precisar cortá-las em cubinhos e, em seguida, misturá-las à terra da sua planta ou do seu canteiro.
Essas são algumas dicas de fertilizantes naturais para as suas plantas, mas não se esqueça de que o processo para deixar sua planta saudável e verdinha envolve uma série de cuidados. Então, não deixe de regá-la e de oferecer os demais cuidados necessários.