Todos sabemos como é complicado enfrentar fila para resolver alguns assuntos. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem que muitos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ser consultados diretamente de sua casa, sem a necessidade de ir a uma agência.
Atendimento do INSS sem sair de casa
Existem três formas de consultar ou fazer pedidos de benefícios do INSS diretamente de sua casa. Você pode fazer isso pelos canais: Site, telefone ou aplicativo.
Telefone
De modo simples você pode consultar seus benefícios do INSS pela central de atendimento, no número 135.
Na ligação, o segurado deverá informar o número do CPF e confirmar algumas informações do cadastro. Isso é uma forma de evitar fraudes e garantir a sua segurança. Então, você deverá informar sobre qual serviço/benefício precisa de informações.
O atendimento por telefone fica disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Site
O segurado deve acessar o portal Meu INSS, que contém diversos serviços do Instituto, e fazer login. Na página inicial, clique em “Extrato de Pagamento” e será mostrado todos seus extratos e detalhes sobre o pagamento do benefício.
Por meio do site, também é possível realizar agendamentos, solicitações de extratos e consulta do número do benefício.
Aplicativo
O cidadão também pode consultar o benefício pelo aplicativo Meu INSS, que está disponível para Android e iOS.
Assim como é feito no site, pelo aplicativo também será necessário fazer um login para que se tenha acesso a todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário.
Serviços que podem ser solicitados sem sair de casa
Segundo o INSS, é possível dar entrada em benefícios sem sair de casa. São mais de 90 serviços disponíveis pelo site ou aplicativo Meu INSS. Dentre eles estão:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
- Benefícios Assistenciais;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Recurso e revisão.
O aplicativo e o site permitem o envio da documentação digitalizada, escaneada ou fotografada. Feito a solicitação e o envio da documentação, basta acompanhar o andamento do pedido, pelo número do protocolo de requerimento.
O INSS fará a análise do pedido e depois informará um dos seguintes diagnósticos:
- Habilitado: Mostra que o pedido ainda está em avaliação pelo INSS;
- Deferido: Mostra que o pedido foi aprovado e será concedido;
- Indeferido: Mostra que o pedido do benefício foi analisado e negado para o segurado.
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