Ter um score alto pode facilitar e muito a tomada de crédito junto as instituições financeiras. O score de crédito se trata de uma ferramenta capaz de ‘julgar’ se um consumidor é bom pagador ou não. Uma espécie de termômetro capaz de identificar os que pagam em dia.
Na grande parte das empresas de médio e grande porte, o score é utilizado para decidir se será liberado o valor para o requerente ou não. Caso você ainda esteja com dificuldade de aumentar o score e por vezes foi impedido de conseguir aquele empréstimo, leia atentamente as orientações a seguir.
Score de crédito
O termômetro do score, o qual é responsável por medir a confiança do consumidor, vai de 0 a 1.000 pontos. Essas informações retidas do contratante são usadas por birôs de crédito na hora da concessão de empréstimo, que também é usada em outras modalidades de crédito.
Mesmo com diversas semelhanças, não há apenas um tipo de score, pois cada birô utiliza o seu próprio. A mudança na verdade ocorre de acordo com o modo adotado por cada instituição financeira.
Consultar score
É possível consultar seu score junto aos sites de birôs de crédito como Serasa, SPC, Boa Vista e Quod. É importante ressaltar que nem todos os serviços oferecidos são gratuitos.
Além disso, é possível obter informações de pontuação, dicas de investimento e solicitar cartão de crédito que melhor se adeque na sua pontuação.
Níveis de score
Com pontuação de 0 a 1.000, o consumidor que estiver mais próximo do máximo será o que mais vai passar confiança no momento de solicitar o empréstimo. Veja as faixas de pontuação:
- Baixo: de 0 a 300;
- Médio: de 301 a 700;
- Alto: de 701 a 1.000.
Como aumentar pontuação
Dentre outros fatores, o pagamento de dívidas em atraso é um fator importante para aumentar o score, ou seja, quitar sua dívida em dia é necessário para o aumento. Contas básicas no seu nome, como água e energia também ajudam.
Para quem usa cartão de crédito, seria interessante que usasse para pagamento de contas, porém não se esquecendo que o mesmo deve ser pago em dia.