É comum os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) esperarem pelo menos até o dia 25 para receber seu pagamento, visto que essa é a data habitual. Contudo, eles serão surpreendidos em fevereiro. Afinal de contas, esse é um mês mais curto que termina no dia 28, além disso, existe ainda a comemoração do Carnaval que fechou os bancos, fazendo com que o cronograma fosse adiantado.
Vale lembrar que os pagamentos do INSS acontecem sempre próximo da última semana útil do mês, e vai, normalmente, até a primeira semana do mês posterior. Isso ocorre, devido ao cronograma que é dividido em duas parcelas: Primeiramente, recebem aqueles que ganham até um salário mínimo. Depois disso, o pagamento é liberado para aqueles que recebem quantia superior ao piso da Previdência. Por esse motivo, o cronograma é mais longo.
Entretanto, em fevereiro, o calendário precisou ser adiantado para que conseguisse dar conta de todos os repasses que precisam ser feitos. Dessa forma, o mês que habitualmente termina no dia 30 ou 31, em fevereiro se finda no dia 28. Do mesmo modo, nos dias 20 e 21 não houve expediente bancário, devido o Carnaval.
Sendo assim, o INSS organizou o calendário de pagamentos com início dos repasses a partir do dia 17. Então, o pagamento desse mês termina no dia 7 de março para os dois grupos, ou seja, tanto quem recebe até o salário mínimo, quanto para quem ganha acima dessa quantia.
Com isso, para descobrir o dia exato do recebimento basta consultar no App Meu INSS.
Confira o calendário de pagamentos do INSS em fevereiro
Antes de mais nada, bem como é de costume, a organização do calendário de pagamentos do INSS usa como referência o último dígito do benefício. Contudo, é usado aquele que antecede o hífen. Nesse sentido, a numeração pode ser consultada no cartão de saque do benefício e o depósito do benefício é feito na conta corrente informada pelo segurado.
Confira o calendário para o beneficiário que recebe até um salário mínimo
- Final do Benefício 1: pagamento em 17 de fevereiro;
- Final do Benefício 2: pagamento em 23 de fevereiro;
- Final do Benefício 3: pagamento em 24de fevereiro;
- Final do Benefício 4: pagamento em 27 de fevereiro;
- Final do Benefício 5: pagamento em 28 de fevereiro;
- Final do Benefício 6: pagamento em 01 de março;
- Final do Benefício 7: pagamento em 02 de março;
- Final do Benefício 8: pagamento em 03 de março;
- Final do Benefício 9: pagamento em 06 de março;
- Final do Benefício 0: pagamento em 07 de março.
Veja agora o calendário para o beneficiário que recebe acima de um salário mínimo
- Final do Benefício 1 e 6: pagamento em 01 de março;
- Final do Benefício 2 e 7: pagamento em 02/03;
- Final do Benefício 3 e 8: 03 de março;
- Final do Benefício 4 e 9: pagamento em 06 de março;
- Final do Benefício 5 e 0: pagamento em 07 de março.
Vale ressaltar que a partir de maio há a expectativa de que o salário mínimo cresça de R$1.302 para R$1.320. Isso vai influenciar no pagamento do INSS. No entanto, nada muda para o teto e outros salários acima do piso.
Informações adicionais sobre os aposentados e pensionistas do órgão
De acordo com os dados do INSS, são mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas cadastrados no órgão. Dessa forma, todos eles já podem conferir a data em que receberão o pagamento de seus benefícios durante o ano de 2023.
Assim como já foi mencionado, quem recebe um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro foram feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Contudo, para os segurados com renda mensal acima do piso nacional, seus pagamentos começaram a ser creditados a partir de 1º de fevereiro. Além disso, esses valores já serão pagos com o reajuste.
Em suma, para saber quando o pagamento será depositado, basta ver o número final do cartão de benefício. No entanto, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Do mesmo modo, para aqueles que recebem seu benefício há algum tempo, a data habitual ainda é válida.