Em primeiro lugar, os pagamentos destinados a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são repassados pelo órgão.
Recentemente, a previdência emitiu um alerta geral para que todos os segurados estejam cientes de um novo golpe que está sendo aplicado por criminosos em todo o país. Entenda mais a seguir!
Novo golpe aplicado em aposentados e pensionistas do INSS: falso comprovante
Antes de mais nada, os golpes contra aposentados e pensionistas do INSS não são uma novidade. Afinal de contas, esses criminosos estão sempre criando novos métodos para enganar as vítimas.
Por esse motivo, é importante destacar a história contada pelo site Informe Brasil. O fato aconteceu com uma senhora de 72 anos, que foi vítima desse golpe quando sacou sua aposentadoria em um caixa eletrônico perto de sua casa.
Depois que realizou a transação, a senhora foi abordada por um homem altamente educado. Ele se apresentou como funcionário do banco e informou que ela havia deixado cair um comprovante de sua operação.
Afinal, o 13º do BOLSA FAMÍLIA vai voltar? Governo já deu a resposta; confira
Em suma, o papel continha uma mensagem alertando sobre a necessidade de atualização dos dados bancários para evitar o cancelamento do cartão, além do pagamento de multa.
Depois disso, a senhora ficou preocupada em ter problemas com seu cartão e assim, aceitou a ajuda do homem. Na ocasião, eles retornaram ao caixa eletrônico, onde o homem solicitou que ela digitasse a senha novamente, pois, segundo ele, era necessário confirmar a atualização.
Bastou somente isso para que a distração fosse o suficiente para que o golpista observasse a senha e trocasse o cartão da senhora por outro que não funcionava. Infelizmente, a idosa só percebeu que havia sido vítima de um golpe depois que tentou usar o cartão em outra máquina no dia seguinte, mas ele não funcionou.
Em outras palavras, a vítima relatou que o homem era muito elegante, usava terno e gravata e, por causa disso, ela não desconfiou dele em nenhum momento. Ao passo que, a idosa perdeu quase R$2 mil com as transações fraudulentas realizadas pelo criminoso.
Veja então, medidas recomendadas pelo INSS para não cair em golpes:
Antecipadamente, é válido dizer que os golpes estão por toda parte e pode ser que, em algum momento, seja impossível evitá-lo. No entanto, algumas medidas recomendadas para aposentados e pensionistas do INSS podem ajudar a evitar esses golpes. Confira:
- Primeiramente, verificar se o caixa eletrônico é original e se não há nenhum dispositivo falso instalado no local. Nesse caso, é importante ficar atento a qualquer sinal de violação ou alteração no caixa;
- Em seguida, nunca aceitar ajuda de estranhos e em hipótese nenhuma, informar sua senha a terceiros. Caso precise de ajuda, procure um funcionário do banco;
- Além disso, deve sempre conferir o comprovante de sua operação e guardar bem o papel, evitando deixá-lo no caixa eletrônico ou jogá-lo fora no chão;
- Outro ponto importante é não se distrair durante a transação e sempre conferir se o cartão é realmente o seu antes de sair do caixa eletrônico;
- Também é fundamental não clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais ou bancárias em sites não confiáveis;
- Sempre deve manter a atualização dos dados bancários, informando imediatamente o banco em caso de suspeita de fraude;
- Nunca deve fornecer informações pessoais ou financeiras por telefone ou e-mail. Além disso, desconfie sempre de ofertas muito boas para ser verdade e verifique sempre a autenticidade da fonte;
- É importante utilizar aplicativos de bancos oficiais, que possuem sistemas de segurança mais avançados, para realizar suas operações bancárias;
- Caso queira alguma informação sobre seu benefício, o ideal é acessar o Portal do INSS.
Sobretudo, é importante se lembrar de ficar atento e tomar muito cuidado para não cair em golpes. No entanto, caso haja suspeita, é recomendado entrar em contato imediatamente com o banco e com a polícia.
Veja também: Novo aplicativo do BOLSA FAMÍLIA DISPONÍVEL: Saiba como consultar o saldo