O momento de se aposentar é muito aguardado pelos trabalhadores que passaram anos se dedicando ao mercado de trabalhando e contribuindo mensalmente com a Previdência Social. O procedimento que antes era extremamente burocrático e demandava horas de espera nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), agora pode ser mais simples e ágil por meio da Aposentadoria Virtual.
Vários serviços do INSS podem ser acessados por meio do portal e do aplicativo do Instituto, como forma de agilizar os atendimentos. Através destes canais os segurados também conseguem obter informações, esclarecer dúvidas e até mesmo usar a calculadora do sistema para fazer uma simulação da sua aposentadoria.
Em alguns casos é possível fazer a solicitação da aposentadoria totalmente pela internet, anexando todos os documentos necessários, seguindo as orientações que são bastante intuitivas e acompanhando o andamento da análise pelo site ou app. Para quem não tem familiaridade com o sistema, vamos explicar melhor como proceder logo mais.
Veja quem pode utilizar a Aposentadoria Virtual e quais documentos são necessários
A opção da aposentadoria virtual está disponível para quem vai se aposentar pelo tempo de serviço, ou seja, para quem já atingiu o tempo mínimo de contribuição. Dessa forma, é preciso que a pessoa comprove as contribuições que foram feitas para a Previdência Social. Para os homens este período mínimo é de 35 anos e para as mulheres de 30 anos.
Além disso, segundo a Reforma da Previdência, é necessário ainda cumprir com outras regras, que são: homens com 62 anos de idade e mulheres com 58 anos; a soma dos pontos do tempo de contribuição com a idade deve ser de 100 pontos para homens e de 90 pontos para as mulheres.
De acordo com o INSS, um dos principais motivos que faz com que o pedido da aposentadoria demore mais do que o previsto são as informações erradas sobre o tempo de serviço. Existe uma série de documentos que podem ser utilizados para comprovar o tempo de contribuição, a documentação pode variar conforme a categoria que o trabalhador estava vinculado.
Veja como solicitar
Antes de dar entrada no pedido do benefício é recomendado simular o tipo de aposentadoria e o tempo de contribuição para saber qual o valor que você provavelmente vai receber do benefício.
Agora vamos as instruções para solicitar a aposentadoria virtual. A primeira coisa é escolher se você prefere utilizar o portal ou o aplicativo “Meu INSS”. Após isso, veja o passo a passo:
- Faça login na sua conta gov.br ou crie um cadastro com o seu CPF;
- Vá em “Novo pedido” e insira o nome do benefício que deseja solicitar;
- Escolha “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”;
- Responda as perguntas sobre sua vida profissional e as contribuições feitas;
- Forneça seus dados pessoais, número de telefone e endereço;
- Anexe a documentação solicitada;
- Confirme as informações.
Através da plataforma também é possível acompanhar o andamento da solicitação. Em caso de dúvidas os brasileiros podem ligar para a central 135 ou procurarem uma agência do INSS mais próxima.