O processo que trata da revisão da vida toda teve uma movimentação importante nesta semana. Com isso, os aposentados que entraram com o processo na justiça poderão ter um aumento salarial, além do pagamento de uma multa, que pode ser bastante alta. Para que isso aconteça, é preciso apenas que o STF aprove a medida, o que já aconteceu anteriormente.
Por isso, hoje vamos falar sobre a revisão da vida toda da aposentadoria de alguns brasileiros. Vale lembrar que, para analisar o seu caso, é preciso entrar em contato com um advogado especializado no assunto.
O que é a revisão da vida toda?
Alguns trabalhadores devem se lembrar dos anos de 1980 e 1990. Naquela época, o Brasil trocou de moeda algumas vezes e isso bagunçou muito o país em alguns aspectos. Um deles foi na aposentadoria, dado que as contribuições antes de 1994 passaram a não contar mais. E é exatamente isso que a revisão da vida toda quer combater. Vale lembrar que o ano marca a chegada do Plano Real, que está em vigor até hoje.
Com isso, muitas pessoas que se aposentaram apenas nos anos de 2000 ficaram com contribuições menores na previdência, o que fez com que o salário também ficasse menor. Agora, com a revisão da vida toda, o Governo Federal quer passar a contar todas as contribuições da vida do trabalhador, incluindo aquelas feitas em outras moedas brasileiras.
Na prática, isso representará salários maiores para os beneficiários ou, em alguns casos, o pagamento de multas do governo para esses trabalhadores. E dependendo da quantidade de contribuições do trabalhador, o valor pode chegar em mais de R$30 mil.
Por conta disso, é fundamental que você saiba as regras para a revisão da vida toda e veja se você se adequa às normas. Caso sim, o prazo para solicitar a revisão está acabando e, por isso, é preciso correr contra o tempo. Atualmente, milhares de pessoas já solicitaram, na justiça, a revisão.
O andamento do processo
Ainda em 2022, os ministros do STF aprovaram a revisão da vida toda dos aposentados. Contudo, o ministro Nunes Marques pediu vistas do processo, o que atrasou a votação definitiva. Na primeira votação, foram 6 votos favoráveis à medida, o que significa aprovação do projeto. Desde então, não existem mais novidades sobre o processo.
Nesta semana, no dia 9 de novembro, os ministros decidiram que colocarão a pauta em votação. Com isso, o STF pode aprovar a revisão da vida toda a qualquer momento e, com isso, os aposentados podem receber seus respectivos aumentos a qualquer momento. Além disso, a multa paga pelo governo também será destinada aos beneficiários do processo.
O processo da revisão da vida toda está rolando no plenário do STF há mais de uma década e agora parece se encaminhar ao fim. Especialistas dizem que o mais provável é que os aposentados ganhem a causa.
Não e.possivel um país.ser sérios se não honrra nem oss pagamentos de um apontado que so deu lucro para o pais e hoje vive dependendo dessa massa politica falida.