A aposentadoria por invalidez é um benefício ao qual os trabalhadores brasileiros têm direito quando não conseguem mais trabalhar. Portanto, o benefício é concedido apenas àquelas pessoas, de fato não conseguem trabalhar mais, não apenas na sua área, mais em qualquer outra atividade remunerada. Continue acompanhando este artigo para saber os requisitos para a solicitação dessa modalidade de aposentadoria e como realizá-la.
Entenda o que é a aposentadoria por invalidez
Primeiramente, antes de saber como pedir o benefício e quem tem direito a ele, é preciso entender exatamente o que ele é. Portanto, a aposentadoria por invalidez é um benefício concedido a algumas pessoas que ficaram incapacitadas fisicamente por algum motivo.
Esta aposentadoria pode começar com uma solicitação de auxílio-doença, que é um auxílio ao qual um trabalhador tem direito quando vai ficar afastado do trabalho por algum tempo. Em seguida, quando uma pessoa não consegue mesmo retornar às suas atividades laborais, então ela pode solicitar a aposentadoria por invalidez.
Essa ordem era obrigatória (primeiro auxílio-doença, depois, aposentadoria por invalidez). Entretanto, é importante ressaltar que, para ter o benefício concedido, é preciso apresentar exames e laudos médicos, como comprovação de sua condição. E isso acontece, ainda que a solicitação seja feita totalmente online.
Quem tem direito ao benefício
Agora que você já entendeu para que serve a aposentadoria por invalidez (ou, quem ela ampara), fica mais fácil entender as outras regras para sua solicitação. Uma delas é a existência de problemas graves de saúde e que incapacitem a pessoa para o trabalho.
As causas para as limitações físicas da pessoa também podem advir de um acidente que a colocou nessa situação. Mas, além disso, é preciso que a pessoa tenha qualidade de segurado no momento do acidente e que esteja contribuindo com o INSS no momento do ocorrido.
Além disso, é preciso que ela cumpra o período de carência de 12 meses, ou seja, que ela esteja contribuindo há, pelo menos, 12 meses para solicitação. Por fim, é preciso que a pessoa esteja recebendo o auxílio-doença. Se você preenche todos esses requisitos, continue acompanhando este artigo para saber como fazer a solicitação da aposentadoria por invalidez.
Como solicitar o benefício
A solicitação da aposentadoria por invalidez pode ser feita de maneira rápida e tranquila, através da internet, no site oficial do INSS. Primeiramente, é preciso que a pessoa interessada crie o seu cadastro no gov.br, se ainda não possui um. Entretanto, não há motivo para pânico, na falta do registro. Basta fazê-lo na hora.
Após abrir o site, na tela inicial dele, estará constando “novo pedido”. Clique nesse botão para solicitar o Benefício por incapacidade permanente, constante da lista. Em seguida, envie todos os dados que a página solicitar, anexando os devidos documentos.
Todos eles deverão estar devidamente digitalizados e legíveis, do contrário, a solicitação poderá ser negada, mesmo a quem faz direito ao benefício. Por fim, confira os dados e documento e finalize clicando em “enviar”. A página mostrará um número de protocolo da ação e é muito importante guardá-lo. Isso porque, se houver qualquer problema com a sua solicitação, você poderá vigiá-la ou reclamá-la.