Você já ouviu falar na aposentadoria para mecânicos? Quando se fala em mecânico automaticamente vem à cabeça, automóveis, motores, oficinas. Entretanto, a área da mecânica é bem mais ampla e compreende muitos outros profissionais, que não estão necessariamente em uma oficina de automóveis.
Eles podem estar sim nas oficinas, mas não somente aí, ele também está nas fábricas, nas fazendas, em vários ambientes. Assim a aposentadoria de que vamos falar é para todos esses profissionais. Ela pode ser muito vantajosa para o trabalhador dessa área.
Pois seu principal diferencial se refere ao tempo de trabalho. Um fator muito importante na hora de requerer seu benefício.
Quer saber mais sobre essa modalidade de aposentadoria. Continue a leitura até o final.
O que é a aposentadoria para mecânicos?
Não existe uma aposentadoria específica para cada profissão, mas existem profissões com especificidade que fazem jus a regras diferenciadas. Assim é o caso da aposentadoria para mecânicos do INSS. Ela se destina a todo profissional que desempenha função na área da mecânica.
Desse modo, ela é uma aposentadoria especial que contempla todos os mecânicos, independente da especialização da profissão. O requisito básico para garantir esse direito, é referente ao ambiente de trabalho, que precisa se enquadrar como insalubre.
Contudo, além desse requisito básico é preciso preencher os demais requisitos da aposentadoria normalmente referentes a tempo de contribuição e idade.
Como já dissemos existem muitos tipos de mecânico:
- Mecânico de veículos urbanos;
- Mecânico industrial;
- Mecânico de máquinas;
- Torneiro mecânico entre outros.
Assim todos têm direito a aposentadoria do mecânico, que nada mais é, do que um benefício que contempla o profissional que trabalha em ambiente insalubre.
Qual a idade necessária para ter direito a aposentadoria para mecânicos?
Cabe ressaltar, que a idade não é o fator principal, podendo, assim variar muito, a depender dos demais requisitos para se aposentar. Contudo, é possível afirmar que, na grande maioria dos casos, o mecânico consegue se aposentar contribuindo por 25 anos e/ou completando 60 anos de idade.
A idade pode apresentar variação devido a reforma previdenciária de 2019, que fez alteração basicamente em todos os benefícios existentes.
Afinal, a aposentadoria para mecânicos não exclui os benefícios a que todo trabalhador tem direito. Todavia os mecânicos têm direito a se aposentar pela aposentadoria especial. A mesma que se destina aos trabalhadores que desenvolvem uma atividade laboral em exposição à insalubridade ou que seja considerada perigosa.
Dessa maneira, como habitualmente esses profissionais trabalham em contato com diversos produtos como:
- Graxas;
- Óleos minerais;
- Solventes;
- Combustíveis.
Além disso, exercem a função em ambientes que apresentam ruído. Ou seja, estão em exposição constante à insalubridade, podendo se encaixar no grupo que tem direito a aposentadoria especial.
Requisitos para aposentadoria especial
Por fim para requerer a aposentadoria especial é preciso:
- Ter desempenhado 25 anos de atividade especial;
- Cumprir 180 meses de carência;
- Completar 60 anos.
No entanto, é preciso esclarecer que os 25 anos de atividade especial, não necessita obrigatoriamente ser todos trabalhados como mecânico.
Quanto ao requisito que se refere à carência, significa o número mínimo de contribuição ao INSS. Dessa forma, devido a exigência de 25 anos de atividade especial, provavelmente já tenha mais de 180 contribuições para o INSS.
Pronto, agora você já sabe que existe a aposentadoria para mecânicos. Não deixe passar a oportunidade de se aposentar mais cedo. Volte para mais informações.