Se você está pensando em montar a sua própria aposentadoria, provavelmente se deparou que é diferente dos investimentos normais. Isso porque esse é um investimento para longo prazo e, por isso, empresas da bolsa de valores podem não ser as melhores escolhas. Por isso, especialistas sugerem onde investir para ter um rendimento maior no longo prazo.
Vale lembrar que começar a investir para a aposentadoria não exige que você seja jovem. Na verdade, o mais importante é buscar investir todos os meses, nos melhores produtos e com paciência. Além disso, você também pode buscar a renda fixa, dado que a renda variável nem sempre sobe.
Onde começar a aposentadoria?
Uma excelente forma de começar a sua aposentadoria é ir diretamente para a previdência privada, utilizando os planos VGBL e PGBL. Contudo, esses ativos podem ter altas taxas. Além disso, é possível superar os seus rendimentos com estratégias simples, utilizando apenas a renda fixa, por exemplo.
Dessa forma, o primeiro passo para começar a aposentadoria é organizar as finanças. Isso porque você não pode ter dívidas, além de ter aportes consistentes e constantes na sua corretora. Vale lembrar que investir sempre é bem melhor do que investir nos melhores produtos. Pesquisas mostram que quem investe todos os meses têm retornos maiores do que quem investe em frequências incertas.
Após isso, é preciso buscar aumentar os aportes. Para isso, você pode fazer alguma renda extra, buscar qualificação no seu trabalho ou, ainda, abrir a sua própria empresa. Dessa forma, cada aumento de salário deve representar um aumento nos seus aportes, o que deixará os seus rendimentos ainda maiores.
Contudo, além de organizar as finanças, é preciso escolher os melhores produtos do mercado financeiro. E para isso, você não precisa ter alto conhecimento de investimentos, dado que existem estratégias simples.
Onde investir?
Para começar, é preciso que você entenda que investimentos nem sempre são sinônimos de renda variável. Além das ações, BDR, FII e ETF, existe um universo de renda fixa que permite que você tenha rendimentos excelentes, principalmente com a atual taxa Selic em alta. Por isso, aqui vamos falar apenas da renda fixa.
Ao optar pela renda fixa, você pode ter retornos acima do Ibovespa em alguns anos. Além disso, o principal objetivo da aposentadoria é ter retornos reais, não necessariamente acima do Ibovespa. E para ter retornos reais, o melhor jeito é investir em ativos ligados à inflação. Nesse caso, você pode usar o Tesouro Direto, mas também tem a opção de CDBs, LCIs, LCAs e outros títulos. Esses últimos normalmente pagam mais que o título público.
Além disso, no atual cenário, outra boa aposta é colocar o valor em títulos prefixados, que devem pagar bons rendimentos nos próximos anos. Atualmente, o Tesouro Prefixado está pagando mais de 12% por ano, o que dá um retorno de mais de 100% no final do investimento.
Ao pensar na sua aposentadoria, é uma excelente ideia colocar um pouco de dinheiro em cada título, nunca investir em apenas um ativo. Por isso, diversifique entre títulos públicos e títulos privados.