Com a chegada do novo ano, muita gente está se perguntando se a aposentadoria INSS já aumenta em janeiro. Afinal, o novo valor do salário mínimo já foi anunciado e os segurados da Previdência Social também devem ser contemplados com o reajuste.
Se esse é o seu caso, você veio ao lugar certo, pois hoje esclareceremos todas as suas dúvidas sobre esse assunto.
Assim sendo, fique conosco e leia até o final para ficar por dentro de tudo.
Aposentadoria INSS já aumenta em janeiro?
Os aposentados e pensionistas do INSS já começaram a receber os pagamentos dos benefícios referentes ao mês de dezembro de 2022.
Como você deve saber, o novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, antes mesmo de tomar posse, que o piso do salário mínimo no Brasil passaria de R$1212,00 para R$1320,00 a partir de 1 de janeiro de 2023.
E sabemos que nenhum trabalhador CLT ou beneficiário da Previdência Social pode receber abaixo deste piso, conforme a Lei.
No entanto, o pagamento de janeiro é referente ao mês de dezembro, ou seja, mês em que o antigo mínimo ainda era praticado.
Assim sendo, o mês usado como base para o cálculo do valor do benefício de janeiro possui o piso antigo. Então, não: a aposentadoria INSS não aumenta em janeiro.
Quando a aposentadoria INSS deve aumentar?
Como já dissemos anteriormente, o cálculo do benefício é feito de acordo com o piso em vigor no mês de referência.
Portanto, como em janeiro de 2023 o novo valor do salário mínimo já deve estar valendo, os pagamentos de fevereiro, que tem como referência janeiro, já devem vir com o ajuste.
Sendo assim, se você é beneficiário da Previdência Social desde ou anteriormente a janeiro de 2023, irá receber seu benefício reajustado em fevereiro.
A saber, os pagamentos para aposentados e pensionistas do INSS referentes ao mês de janeiro devem começar a ser depositados em 25 deste mês.
Como serão feitos os pagamentos a partir de janeiro?
O INSS divide o calendário de pagamentos conforme o valor recebido pelos segurados. Assim, quem recebe um salário mínimo possui uma escala para recebimentos e quem recebe mais do que isso, tem outro.
Isso não deve mudar e a autarquia continuará liberando os pagamentos da mesma forma, determinando o dia de recebimento dos segurados de acordo com o final do número de inscrição social, NIS.
Dessa forma, de acordo com o calendário divulgado pela Previdência Social, quem ganha um salário mínimo deve receber o pagamento com o reajuste entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro de 2023.
Já quem ganha mais do que o piso, começa a ser pago em 1 de fevereiro, segundo o número final de seu benefício.
Agora que você já sabe se a aposentadoria INSS já aumenta em janeiro, ajude a compartilhar essa informação e volte sempre por aqui, pois sempre trazemos atualizações importantes para você.