A aposentadoria híbrida do INSS é uma opção interessante para os trabalhadores que exerceram atividades tanto no campo quanto na cidade. Contudo, nem todos os trabalhadores conhecem essa opção.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Assim, você poderá entender o que é a aposentadoria híbrida do INSS e em quais situações os trabalhadores têm direito a esse benefício.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é a aposentadoria híbrida do INSS?
A aposentadoria híbrida do INSS, como o próprio nome já diz, é um tipo de benefício previdenciário que permite a contagem de períodos de trabalho urbano e rural para a concessão da aposentadoria.
Antigamente, antes de sua criação, muitos trabalhadores que exerciam atividades em ambos os setores se viam em desvantagem e tinham dificuldade em atingir os requisitos mínimos para a aposentadoria.
Contudo, agora os trabalhadores que exercerem funções tanto na atividade rural, como na urbana, podem contar com essa modalidade de aposentadoria para não perder nenhum período de contribuição.
Quem tem direito à aposentadoria híbrida?
Assim como todos os benefícios previdenciários, para ter direito à aposentadoria híbrida do INSS, é necessário preencher certos requisitos.
Primeiramente, o trabalhador precisa contribuir para a Previdência Social por um período mínimo de 15 anos. Além disso, é preciso comprovar o exercício de atividades rurais, através de documentos como:
- Contratos de arrendamento;
- Notas fiscais de venda de produtos agrícolas ou;
- Declarações de órgãos competentes.
Ademais, para comprovação de atividade urbana, os trabalhadores podem apresentar:
- Cópias de contratos de trabalho;
- Carteira de trabalho;
- CNIS, entre outros.
Como o INSS calcula o valor da aposentadoria híbrida?
O INSS calcula o valor da aposentadoria híbrida utilizando a média de 80% das maiores contribuições que o trabalhador fez à Previdência a partir de julho de 1994.
Além disso, ainda soma-se um percentual referente ao tempo de contribuição no setor rural. Então, o INSS divide essa soma pelo tempo de contribuição total para obter o valor final do benefício.
Quais são as vantagens dessa categoria de aposentadoria?
Uma das principais vantagens da aposentadoria híbrida é possibilitar que trabalhadores que atuaram tanto no campo quanto na cidade se beneficiem de sua experiência de trabalho em ambos os setores.
Ademais, esse tipo de aposentadoria pode contribuir para a valorização e reconhecimento das atividades rurais, que muitas vezes não são devidamente valorizadas.
Como dar entrada?
Por fim, para dar entrada na aposentadoria híbrida, é necessário agendar um atendimento na agência do INSS mais próxima. É importante estar munido dos documentos necessários, como:
- CPF;
- RG;
- Carteira de trabalho;
- Comprovantes de residência e;
- Documentos que comprovem o trabalho rural e urbano, como os mencionados anteriormente.
Desse modo, durante o atendimento, o trabalhador receberá as orientações necessárias e poderá dar início ao processo de requerimento do benefício.
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a aposentadoria híbrida do INSS, deixe nos comentários o que você acha dessa modalidade de benefício previdenciário. Afinal, sua opinião é muito importante para nós!