A aposentadoria híbrida do INSS pode ser uma boa alternativa para aquelas pessoas que trabalham em bastante áreas ao longo da vida. Contudo, nem todas as pessoas conhecem essa categoria de aposentadoria.
Desse modo, reunimos algumas das principais informações para que você saiba o que é a aposentadoria híbrida do INSS e quais são as vantagens.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é a aposentadoria híbrida do INSS?
A aposentadoria é um momento muito esperado na vida de qualquer trabalhador. Isso porque, além de garantir uma renda complementar para a fase mais tranquila da vida, ela representa o fim de uma jornada de trabalho e o início de um merecido descanso. No entanto, nos últimos anos, surgiu um novo formato de aposentadoria: a aposentadoria híbrida do INSS.
Sendo assim, como já mencionado acima, essa categoria de aposentadoria é uma opção para os trabalhadores que exerceram mais de uma atividade ao longo de sua vida profissional. Ela permite a combinação do tempo de contribuição para a aposentadoria tanto no regime urbano quanto no regime rural do INSS.
O INSS criou essa modalidade para atender às necessidades daqueles que trabalharam em diferentes setores ao longo de suas carreiras.
Como funciona a aposentadoria híbrida?
Ademais, para ter direito à aposentadoria híbrida do INSS, é necessário comprovar o tempo mínimo de contribuição que o atual sistema previdenciário exige.
Desse modo, para os homens, são necessários 35 anos de contribuição, e para as mulheres, 30 anos.
Além disso, também é preciso ter trabalhado, pelo menos, 15 anos em atividades rurais ou urbanas, de forma alternada.
Vantagens da aposentadoria híbrida do INSS
Primeiramente, uma das principais vantagens da aposentadoria híbrida do INSS é a possibilidade de somar o tempo de contribuição em diferentes regimes. O que facilita o cumprimento dos requisitos necessários para se aposentar.
Além disso, essa modalidade permite uma maior flexibilidade na escolha da data de aposentadoria. Uma vez que o trabalhador pode optar por se aposentar de acordo com o regime em que possui mais tempo de contribuição.
Quem pode solicitar a aposentadoria híbrida do INSS?
Conforme mencionado acima, podem solicitar a aposentadoria híbrida do INSS os trabalhadores que possuem períodos de contribuição tanto no regime urbano quanto no regime rural.
Ademais, é importante ressaltar que é necessário comprovar, por meio de documentos, o tempo de trabalho em cada uma das atividades que o trabalhador exerceu durante sua vida laboral.
Como solicitar a aposentadoria híbrida do INSS?
Por fim, para solicitar a aposentadoria híbrida do INSS, é preciso acessar o Meu INSS e agendar um atendimento em uma agência da Previdência Social.
Desse modo, no dia da visita, será necessário levar os documentos que comprovem o tempo de contribuição em cada regime, como carteiras de trabalho, declarações de sindicatos e contracheques.
Então, depois da análise dos documentos, o INSS irá calcular o valor do benefício, levando em consideração o tempo de contribuição em cada regime.
Agora que você já sabe o que é a aposentadoria híbrida do INSS e quais as vantagens, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!