A aposentadoria especial é um benefício essencial para os trabalhadores que exercem atividades em condições prejudiciais à saúde. Isso porque além do contribuinte conseguir se aposentar mais cedo, esse benefício ainda garante uma melhor qualidade de vida ao trabalhador aposentado, proporcionando um valor de benefício geralmente superior ao da aposentadoria comum. Contudo, é muito comum que os contribuintes tenham dúvidas a respeito desse benefício.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre a aposentadoria especial para te passar, para que você possa sanar todas as dúvidas que tenha sobre esse benefício.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é aposentadoria especial?
A aposentadoria especial é um benefício que destina-se aos trabalhadores que exercem atividades em condições insalubres, perigosas ou penosas. A Previdência Social concede esse benefício para essa categoria, devido ao fato de que essas condições podem trazer riscos à saúde física ou mental do trabalhador. Acelerando seu envelhecimento ou colocando em risco sua integridade.
Desse modo, a aposentadoria especial permite que esses trabalhadores se aposentem antes da idade mínima que o INSS estabelece para a aposentadoria comum.
Quem tem direito à aposentadoria especial?
Conforme mencionado, têm direito à aposentadoria especial trabalhadores que exercem atividades que envolvem exposição a agentes nocivos à saúde, tais como:
- Ruído excessivo;
- Radiação ionizante;
- Produtos químicos agressivos;
- Calor excessivo, entre outros.
Além disso, aqueles que trabalharam em minas subterrâneas, em contato direto com amianto ou com substâncias radioativas também podem se beneficiar desse tipo de aposentadoria.
Condições para concessão do benefício
Para obter o benefício da aposentadoria especial, é necessário comprovar a exposição aos agentes nocivos durante o tempo de trabalho. Para isso, os contribuintes podem se valer de laudos técnicos, PPP, que os profissionais especializados emitem, de acordo com as normas que a Previdência Social estabelece.
Além disso, é fundamental que o trabalhador cumpra o tempo de contribuição necessário, que pode ser de 15, 20 ou 25 anos, dependendo da atividade exercida.
Após a reforma da previdência, a exigência de idade mínima, de 55, 58 ou 60 anos, também passou a valer para a concessão desse benefício.
Qual a importância da aposentadoria especial para os trabalhadores?
A aposentadoria especial é de suma importância para os trabalhadores, visto que oferece diversas vantagens.
Assim sendo, uma das principais dessas vantagens é a possibilidade de o trabalhador se aposentar antes da idade mínima da aposentadoria comum. Dessa forma, é possível evitar uma exposição prolongada aos riscos do ambiente de trabalho e preservar a saúde física e mental.
Além disso, o valor do benefício da aposentadoria especial é geralmente maior do que o da aposentadoria comum. O que proporciona uma melhor qualidade de vida ao trabalhador aposentado.
Processo de solicitação do benefício
Por fim, para solicitar a aposentadoria especial, o trabalhador deve reunir toda a documentação necessária, incluindo laudos técnicos, contracheques e outros comprovantes de vínculo empregatício e contribuição previdenciária.
Então, após reunir esses documentos, é necessário agendar um atendimento, o que pode ser feito por meio do Meu INSS. A saber, a análise do pedido pode levar algum tempo, sendo importante manter-se informado sobre o andamento do processo.
Agora que você já sabe qual a importância da aposentadoria especial para o trabalhador, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!