Para quem já planeja se aposentar, o tipo mais comum de aposentadoria continua sendo por idade. No entanto, existem outros tipos, como a aposentadoria por invalidez e a por tempo de contribuição. Além disso, existe uma que não é tão conhecida pelos trabalhadores brasileiros: a aposentadoria especial.
AliExpress anuncia GRANDE NOVIDADE para clientes brasileiros
Entenda a aposentadoria especial
Trata-se de um benefício em que, para ter direito, o tempo de contribuição pode ser reduzido e isso vai depender de alguns fatores.
Em suma, o principal é que o trabalhador tenha exercido, de maneira habitual e permanente, atividades que podem ser consideradas nocivas à saúde.
Atividade especial
A saber, o enquadramento em atividade considerada especial pode variar. Assim, é a Perícia Médica Federal que avaliará as condições do trabalho para definir se será reduzido o tempo de contribuição necessário para a aprovação do benefício.
Desse modo, trabalhos com exposição contínua a agentes químicos, por exemplo, podem ser enquadrados nesse tipo de situação.
Documentos necessários
A documentação é anexada no aplicativo ‘Meu INSS’, no ato do requerimento. Então, devem ser apresentados os documentos pessoais (RG E CPF), comprovante de residência, carteiras de trabalho, carnês de contribuição e o PPP (Perfil Previdenciário Profissional).
PPP – Perfil Profissiográfico
Em resumo, o PPP é o documento chave para ter direito à aposentadoria especial.
Sem ele, não será possível avaliar as condições do trabalho desempenhado pelo requerente.
Ainda mais, o Perfil Profissiográfico Profissional apresenta todos os dados administrativos e quaisquer registros da relação entre empresa e empregado. É nele onde vão estar todas as condições sobre ambiente de trabalho, segurança, além do nível de periculosidade a que essa pessoa estava exposta.
Outras informações
Todos que trabalharam por 15, 20 ou 25 anos como empregado em atividades que oferecem risco a integridade física ou a saúde podem solicitar o benefício.
Ainda assim, se não for caracterizada a atividade especial, nada impede que o requerente tenha direito a outro benefício, a exemplo da aposentadoria por tempo de contribuição.
E, apesar das nomenclaturas semelhantes, o segurado especial não tem direito a aposentadoria especial. O segurado especial é o trabalhador rural que mantém a atividade laborativa apenas para subsistência, geralmente, em regime de economia familiar. Por outro lado, para a aposentadoria especial, é obrigatório que a atividade tenha sido desenvolvida para uma empresa, entidade que vai emitir o PPP.
Confira ainda: CESTA BÁSICA: Preço cai em 14 capitais; confira quais são
Como solicitar a aposentadoria especial?
Por fim, vai aqui uma orientação muito importante! A pessoa interessada na aposentadoria especial deve entrar no aplicativo e solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição.
Sendo assim, durante a análise, os profissionais da Previdência Social é que vão enquadrar a aposentadoria especial, a depender se haverá ou não atividade considerada redutora.
Na prática, o link para fazer o pedido do benefício é:
https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Veja também: INSS: SAIU a LISTA de doenças que garantem aposentadoria por invalidez