A aposentadoria do INSS é uma opção amplamente utilizada pelos trabalhadores brasileiros. Contudo, nem todos os contribuintes conhecem bem esse benefício.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você possa saber quais são as vantagens e desvantagens da aposentadoria do INSS.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Como funciona a aposentadoria do INSS?
Primeiramente, antes de saber quais as vantagens e desvantagens da aposentadoria do INSS, é necessário entender o funcionamento e os critérios desse benefício.
Aposentar-se é o sonho de muitos trabalhadores, e a previdência social é uma das principais opções disponíveis no Brasil.
Desse modo, o INSS concede esse benefício aos contribuintes da Previdência Social que atingem os critérios mínimos de idade e tempo de contribuição.
De acordo com as regras vigentes, para se aposentar por idade e tempo de contribuição, é necessário ter 62 anos para mulheres e 65 para homens. No entanto, esse não é o único requisito.
Requisitos e modalidades
Conforme muitos já sabem, existem diferentes modalidades de aposentadoria do INSS, cada uma com requisitos específicos. Assim sendo, as principais são:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por incapacidade;
- Aposentadoria especial.
Desse modo, para se aposentar pelo INSS, é necessário pesquisar sobre cada uma dessas categorias para saber se você se enquadra nos critérios.
Entretanto, basicamente é necessário cumprir a idade e o tempo mínimo de contribuição.
Quais as vantagens da aposentadoria do INSS?
Ademais, uma das principais vantagens da aposentadoria do INSS é a segurança de ter um benefício garantido após anos de contribuição.
Além disso, o INSS calcula o valor da aposentadoria com base na média das maiores contribuições do trabalhador, o que pode resultar em um valor mais justo e adequado às necessidades financeiras.
Outra vantagem é o direito aos demais benefícios previdenciários, como auxílio-doença e pensão por morte.
Desvantagens da aposentadoria do INSS
Apesar das vantagens, a aposentadoria do INSS também possui algumas desvantagens. Isso porque, o valor do benefício é limitado de acordo com o teto que o Governo estabelece. Atualmente, o teto do INSS é de R$ 7.507,49. Isso pode comprometer a renda mensal do aposentado que tem ganhos maiores durante sua vida laboral.
Além disso, outra desvantagem desse benefício é o processo de concessão do benefício, que é burocrático e demorado, exigindo a apresentação de documentação e agendamento de perícia médica, por exemplo.
Planejamento previdenciário
Por fim, para contornar as desvantagens da aposentadoria do INSS, recomenda-se realizar um planejamento previdenciário. Para isso, você deve tomar as seguintes medidas:
- Analisar a situação financeira atual,;
- Calcular o tempo de contribuição necessário para atingir o valor desejado de aposentadoria e;
- Adotar estratégias para maximizar os ganhos, como a contribuição em algum regime previdenciário complementar, como os investimentos em previdência privada.
Dessa forma, caso sua renda ultrapasse o teto do INSS, ao se aposentar seus ganhos não serão prejudicados.
Agora que você já sabe quais as vantagens e desvantagens da aposentadoria do INSS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!