Muitos brasileiros começam a ter dúvidas e se questionar sobre o funcionamento da aposentadoria do INSS a partir de 50 anos. Desse modo surgem questionamentos quanto à escolha do melhor benefício. Eventualmente, uma questão de meses pode causar diferença no valor da aposentadoria.
Nesse sentido, as regras do Instituto de Previdência determinam que a autarquia deve fornecer informações, a todos os segurados, sobre a escolha do benefício mais vantajoso.
Todavia, o Instituto Previdenciário vem encontrando dificuldades até mesmo na análise dos benefícios, gerando aumentos diários na fila de espera por um serviço da autarquia.
Assim, cabe ao próprio segurado fazer a avaliação do benefício mais compensatório, para o seu caso.
Nesse momento surgem questões como: requisitos, melhor opção de aposentadoria, como pagar para ter valor mais alto, possibilidade de aumentar as contribuições e como calcular o tempo de contribuição.
Esse texto traz diversas informações para ajudar os segurados em relação a essas dúvidas e questionamentos. Para não perder nenhuma informação, leia até o final. Boa leitura!
Obrigação do Instituto de informar a melhor aposentadoria do INSS
De acordo com que mencionamos anteriormente, a informação sobre o benefício mais vantajoso é uma responsabilidade do INSS. Entretanto, conforme já explicamos no início deste texto, o grande número de serviços acumulados na autarquia, impede que ela consiga passar essas orientações aos segurados.
Dessa forma o contribuinte precisa estar ciente em relação aos seus direitos. Portanto deve saber que em alguns casos ele pode contar com mais de uma aposentadoria. Ademais, pode estar muito próximo de conseguir um benefício mais vantajoso, em relação ao valor, que pode ser bem mais alto dependendo da espera.
Afinal qual a maneira correta de conseguir a melhor aposentadoria do INSS
Antes de mais nada, o trabalhador precisa saber que, se não receber as informações completas por parte do Instituto, ele terá que tomar as decisões. Assim, precisa decidir se fará as escolhas sobre o benefício mais vantajoso sozinho ou sob a orientação de um profissional especializado em benefício previdenciários.
Seja como for, o importante é descobrir antecipadamente qual é a melhor opção de benefício. Só assim o contribuinte terá a oportunidade de saber se não está efetuando contribuições desnecessárias que não representam acréscimo na aposentadoria futura.
Além disso, é importante que o contribuinte realize várias simulações. Dessa maneira terá a noção exata das vantagens e desvantagens de cada opção.
Vantagens do planejamento previdenciário
Embora existam muitas formas de simulação da aposentadoria, o planejamento previdenciário ainda é a forma mais segura de obter todas as informações que o contribuinte precisa.
Contudo, o planejamento Previdenciário exige a consultoria de profissional especialista em direitos da área da Previdência, e isso pode representar gasto para o segurado.
Apesar disso, essa forma de simular a aposentadoria possibilita muitas vantagens. através desse formato de simulação o contribuinte pode realizar quantas simulações considerar necessário. Escolhendo, assim, o melhor benefício tanto em questão de valores, quanto em vantagens pessoais referentes ao tempo. Além disso, o contribuinte fará as escolhas sob a orientação de alguém que entende profundamente do assunto.
Comente conosco se você também tem dúvidas em relação à aposentadoria do INSS. Volte sempre para mais informações.