O INSS é o responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões de brasileiros e também pelo pagamento de diversos benefícios aos quais os cidadãos contribuintes têm direito. Por isso, todos os anos o instituto divulga um calendário oficial com as datas dos pagamentos, visando inteirar os cidadãos de quando eles receberão o que. E isso permite que todos tenham controle e saibam quando algo não está certo com o recebimento, por exemplo, quando a aposentadoria é adiada.
São diversas as pessoas que têm direito aos benefícios mas que, mesmo assim, podem tê-los adiados. E isso acontece porque há alguns problemas com relação ao pagamento pelo Instituto. Continue acompanhando este artigo para entender quais são eles e saiba como resolvê-los.
Falhas no sistema
Muitos dos problemas que podem ocasionar atraso na aposentadoria são causados por falhas no sistema do INSS. Isso porque o instituto mantém um banco de dados no qual constam todos os beneficiários, o famoso CNIS (ou Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Através dele, o instituto distribui os benefícios àqueles que a eles fazem direito. Entretanto, esse banco de dados vem apresentando erros há algum tempo. Os erros consistem na indisponibilidade de algumas informações, o que faz com que, na hora da pesquisa, seja difícil, ou impossível, identificar algum beneficiário.
Portanto, o beneficiário tem direito ao recebimento do benefício, mas o seu cadastro está com erro e não é possível acessá-lo, fazendo com que a aposentadoria seja adiada, assim como o recebimento de outros benefícios. Não há como o beneficiário receber sem que seus dados sejam comprovados, porque é preciso isso para que não haja fraudes no sistema e para evitar que umas pessoas recebam por outras.
Entretanto, não é tão simples resolver o problema. Isso porque, mesmo quando o próprio beneficiário tenta acessar os seus dados para atualizá-los, por exemplo, eles ficam indisponíveis. Portanto, é como se ele não tivesse mexido no sistema.
Há documentos que comprovam que ele faz direito aos benefícios, mas ele simplesmente não consegue anexá-los. Ao não conseguir identificar o cidadão, o instituto suspende o pagamento. O motivo que gerou esses erros no sistema ainda não ficou claro, uma vez que o INSS não oficializou o problema. Mas, por causa deles, muitas pessoas tiveram sua aposentadoria adiada.
O que fazer se isso acontecer com você
Entendendo que o sistema está com erros, pode acontecer com você de ter a aposentadoria adiada, ainda que a falta de recebimento seja injusta. Como já mencionado aqui, muitas pessoas tentam atualizar os seus dados pelo sistema, mas não conseguem realizá-lo, porque ele não os salva.
E há outras que tentam mexer no Meu INSS e verificar ou atualizar os seus dados por lá, bem como enviar as documentações necessárias à comprovação dos seus direitos. Entretanto, tudo isso é em vão. Uma vez que o sistema é o mesmo, nenhum deles funcionará.
Nesse caso, o beneficiário pode tentar ligar para o INSS, visando uma tentativa de solucionar o problema, ainda, à distância. Entretanto, se isso também não der certo, a única forma possível de resolver o problema da aposentadoria adiada é comparecendo a uma agência física do instituto para conversar com um atendente.