A aposentadoria 2023, como ocorre por diversas vezes, sofrerá alterações em suas regras, relacionadas à concessão da aposentadoria por idade. E como a aposentadoria é o benefício do INSS mais esperado pelos trabalhadores, é importante acompanhar as regras sempre que elas mudarem. E a última alteração aconteceu em 2019 e muitas pessoas não sabem ainda a respeito delas. Portanto, você, que quer solicitar a sua aposentadoria, acompanhe este artigo para saber o que vigorará no próximo ano.
Como são as regras atuais
Antes de entender como serão as regras para a aposentadoria 2023, é importante saber como elas funcionam hoje, para saber a diferença. As regras que vigoram hoje passaram a valer no ano de 2019, durante o primeiro mandado do presidente Jair Bolsonaro. Elas aconteceram juntamente com a Reforma da Previdência e aumentaram a idade para a concessão do benefício.
Além disso, elas aumentaram também o tempo de contribuição necessário para solicitar a aposentadoria junto ao INSS. A regra que vigorava para aposentadoria urbana era que homens poderiam aposentar-se ao completarem 65 anos de idade, somados a 15 anos de contribuição. Já as mulheres poderiam se aposentar aos 60 anos de idade, também somando 15 anos de contribuição.
Já a regra que vigorava para trabalhadores da zona rural também eram diferentes das regras que vigorarão em 2023. Isso porque os homens que se aposentaram mediante a realização de atividades rurais poderiam solicitar o benefício ao completar 60 anos de idade somados a 15 anos de atividade rural. E as mulheres poderiam se aposentar com 55 anos, somados aos 15 anos de atividade rural.
Dessa forma, percebe-se uma diferença de 5 anos para a autorização para aposentadoria, entre trabalhadores urbanos e rurais. Atualmente, entretanto, essas regras mudaram, vigorando de forma diferente após a Reforma. E são as regras dela que estão vigentes e permanecerão para a aposentadoria 2023.
Regras para aposentadoria 2023
Agora que você já entendeu quais eram as regras para a aposentadoria antes da Reforma, ficará fácil entender o que mudou na aposentadoria 2023. Primeiro, o que permanece igual é a concessão do benefício pelo INSS. Entretanto, algumas coisas foram alteradas com relação às regras.
A aposentadoria 2023 será concedida para homens que completarem 65 anos e somarem 15 anos de contribuição, entretanto essa regra é válida apenas para quem começou a contribuir antes de 13/11/2019. Após essa data, os homens apenas poderão se aposentar ao somar 20 anos de contribuição aos 65 anos de idade completos.
Portanto, houve alterações nas regras para os trabalhadores urbanos. Mas os trabalhadores rurais permanecem nas mesmas regras anteriores, que é completar 60 anos se homem, 55 anos se mulher, e 15 anos de atividade rural para ambos.
Se ainda surgirem dúvidas às regras que vigorarão na aposentadoria 2023 e quanto ao cálculo para a sua contribuição, é fácil tirá-las. Isso porque o próprio site oficial do INSS fornece a opção de realizar uma simulação, levando em consideração quanto tempo o trabalhador tem de contribuição, bem como a sua idade.
E o programa soma tudo isso às regras de antes e depois da reforma, conseguindo distribuir cada trabalhador naquelas que eles se encaixam. Além disso, a simulação também pode ser feita pelo aplicativo do instituto.