Depois de muita pressão de trabalhadores e patrões, o estado de São Paulo sinaliza para uma reabertura dos serviços não essenciais. Quem disse isso foi o próprio Governador do Estado, João Dória (PSDB). Ele participou de uma coletiva nesta segunda-feira (1).
De acordo com Dória, ele pode fazer um anúncio da reabertura já na próxima quarta-feira (3). Disse ainda que só não vai fazer isso agora porque vai aguardar a evolução da doença no estado. Nas últimas semanas, São Paulo vem registrando queda no nível de contaminação.
Portanto, se esse nível de queda seguir, esses empregados poderão voltar ao trabalho ainda nesta semana. Ainda não é uma garantia, mas já é uma luz no fim do túnel para esses trabalhadores neste momento da pandemia.
É que esses empregados estão temendo muito a perca do emprego neste momento. O Governo Federal não está mais pagando o Auxílio Emergencial. Assim, mais do que nunca perder o emprego agora significa ficar completamente sem renda pelos próximos meses.
Dória vem sofrendo muita pressão de patrões e trabalhadores por um retorno das atividades. Até aqui, o Governador argumentava que não poderia reabrir esses serviços por causa do alto nível de contaminação no estado de São Paulo.
Contaminação em São Paulo
O estado de São Paulo está neste momento na fase vermelha da reabertura nos finais de semana. Isso quer dizer que bares, restaurantes e comércio não podem abrir nos sábados, domingos e feriados. Nos dias de semana, eles não podem abrir durante a noite e a madrugada.
Apesar dessa indicação de retorno, muitos trabalhadores seguem preocupados com a contaminação pela Covid-19. É que para muitos deles, um retorno agora significa portanto contato físico com milhares de outras pessoas em transportes públicos lotados.