Jilmar Tatto, secretário nacional de comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou no final da noite de quinta-feira (26) que agora, após o resultado da pesquisa Datafolha mostrar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a corrida eleitoral, chegou a hora de colocar a pré-campanha do ex-chefe do Executivo na rua.
“Agora é colocar a pré-campanha na rua e preparar a agenda, a estratégia e o debate sobre o programa de governo. (…) Vamos continuar trabalhando com bastante humildade, no sentido de garantir a vitória de Lula. Se der no primeiro turno, melhor. Se não der, no segundo turno”, disse Jilmar Tatto em entrevista à revista “Carta Capital”.
Assim como publicou o Brasil123, Lula lidera a corrida eleitoral, de acordo com a pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” na quinta-feira (26), com 48% das intenções de voto, 21 pontos à frente do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), que contabilizou 27%.
De acordo com o secretário nacional de comunicação do PT, o resultado mostrou que, hoje, Lula é “a primeira, a segunda e a terceira via” para votação do eleitorado. Além disso, ele também afirmou que o resultado mostrou que outros partidos, que apostavam em nomes de oposição ao petista e a Bolsonaro, podem considerar válido, agora, se unir à pré-campanha do ex-presidente.
Lula ainda não ganhou
A confiança e mentalidade positiva para a vitória de Lula nas eleições deste ano existem. No entanto, afirmou Jilmar Tatto, não há espaço para o clima de já ganhou. No PT, afirmou o secretário, o sentimento é que a eleição está consolidada, mas “não está ganha”.
“A eleição não está ganha, mas está bastante consolidada a dianteira do Lula. Temos de administrar, cuidar, ter os pés no chão, sem salto alto”, afirmou ele, completando que é preciso continuar dialogando e tentando trazer pessoas do centro para o lado de Lula.
“Devemos continuar conversando com todos os setores democráticos, o pessoal de centro que ainda não veio para consolidar ainda mais essa candidatura. Há um longo caminho pela frente. Portanto, não podemos entrar na euforia de que está ganha a eleição”, afirmou Jilmar Tatto.
Leia também: Mourão afirma que resultado das eleições não será questionado ‘com Exército na rua’