Assim como publicou o Brasil123, a cantora Anitta declarou que, nas eleições deste ano, seu nome preferido é o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a artista, ela está com Lula e fará o que estiver ao seu alcance para ajudá-lo a “bombar” na internet, desde que não seja contra a lei eleitoral. “Vamos envolver o Brasil”, disse Lula ao agradecer o apoio.
Essa declaração foi feita logo após o assassinato do tesoureiro petista Marcelo Arruda, que foi morto a tiros por Jorge da Rocha Guaranho, um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) que chegou na casa da vítima, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e, gritando “aqui é Bolsonaro”, teria atirado no petista, que comemorava seus 50 anos tendo o PT e Lula como tema.
Por conta do apoio declarado de Anitta, aliados do atual presidente passaram a criticar a artista. Dentre eles o próprio filho do chefe do Executivo, o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos). No Twitter, ele publicou, com o intuito de dar a entender que a cantora não entende de política, um vídeo de 2020 da cantora questionando a advogada Gabriela Prioli sobre o funcionamento dos três poderes no Brasil. Isso, uma live realizada com o objetivo de explicar a seus fãs, de forma simples e linguagem acessível, como funciona a política brasileira.
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) July 11, 2022
Além dele, quem também comentou o apoio de Anitta foi a deputada federal Carla Zambelli (PL), dizendo que a artista apoia um “bandido”. “Então tem que sair da cadeia respondendo processo pelo maior crime de corrupção do mundo e virar Presidente? Anitta, arruma um psiquiatra, você deve ter um problema grave de baixa estima. Mexeu em você inteira, se rebaixa para geral, não se valoriza e agora apoia bandido. Não dá….”, disse a parlamentar.
Em resposta, além de dizer que tem consciência de que Lula é um ex-presidiário, Anitta ressaltou que ele “também é gente”. “Que o ex-presidiário tenha condições de mudarem suas perspectivas de vida enquanto estão dentro da prisão, saindo de lá com esperança de um futuro digno e oportunidades fora do crime”, disse.
Por outro lado, outras pessoas, inclusive envolvidas na política, elogiaram Anitta. Dentre eles, Sonia Guajajara (Psol) e Talíria Petrone (Psol), pré-candidatas à Câmara. Além delas, Janja, esposa de Lula, além de agradecer o apoio da artista, disse que sonha com um dueto da cantora com ele, o marido, no TikTok.
Leia também: Anitta entra para o Guinness Book com ‘Envolver’: “Tentando processar o fato”