Assim como publicou o Brasil123, apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram neste domingo (08) o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. Isso, depois de terem entrado em confronto com a Polícia Militar (PM) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Durante a invasão ao STF, apoiadores do ex-presidente arrancaram a porta do armário onde é guardada a toga usada em plenário pelo ministro Alexandre de Moraes, um dos membros do Supremo mais criticados por quem é apoiador de Bolsonaro. Nas redes sociais, uma foto mostra a porta sendo carregada do lado de fora do edifício.
Segundo as informações, os manifestantes invadiram a sede do STF após quebrar as vidraças do edifício para avançar até o plenário da Corte, local onde acontecem os julgamentos – os armários em que ficam as togas pretas usadas pelos magistrados ficam perto do plenário e, por isso, os manifestantes rapidamente tiveram acesso ao local.
Como relatado, além do STF, os vândalos também invadiram o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Isso, depois de terem entrado em confronto com agentes da PM usando pedaços de paus e pedras para defender um golpe de estado, algo que é antidemocrático e inconstitucional.
Ainda segundo os relatos, o efetivo da PM era pequeno para conter a grande quantidade de pessoas. Nesse sentido, a informação é que os agentes que tentaram conter os bolsonaristas radicais foram simplesmente “atropelados” por esses vândalos que não aceitam a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lula não está em Brasília
A invasão aos Três poderes acontece em um dia que Lula não está em Brasília. Assim como relatou o Brasil123, o presidente está em Araraquara, no interior de São Paulo. Junto de sua esposa, a primeira-dama Janja Silva, o chefe do Executivo está acompanhando as consequências das fortes chuvas na cidade. A informação é que o presidente deve continuar por lá nos próximos dias.
Leia também: Alexandre de Moraes anula decisão que autoriza obstrução de via por manifestantes em BH
É ultrajante oque esses vândalos fizeram na minha opinião a polícia que fazer o cerco e prender tds os integrantes dessa quadrilha sem ficar nenhum desses vândalos de fora e o principal era o chefe dos vândalos BOSTOTARIO demente bandido genocida otario bozo e expulsar ele proibindo ele pra sempre de se candidatar me da nojo da corja bostotarista ,estou indignada