Nesta sexta-feira (8), a Caixa Econômica Federal lança uma nova versão do aplicativo FGTS, com funcionalidades para a consulta de informações sobre o Saque Extraordinário do FGTS.
Com a nova versão, que está disponível para download na Apple Store e Google Play Store, os trabalhadores com direito ao saque poderão consultar a data prevista e o valor que será creditado.
Além disso, será possível também realizar a inclusão de informações cadastrais para a criação de Conta Poupança Social Digital.
Novos recursos do aplicativo FGTS
Com as novas funcionalidades, o trabalhador poderá, ainda, informar que não deseja receber o Saque Extraordinário do FGTS. Dessa forma, o débito não será realizado na conta do FGTS.
Ainda mais, caso o crédito chegue a ser realizado e o trabalhador não queira o saldo no momento, também nesta nova versão do app FGTS, ele poderá optar pelo cancelamento da operação na Conta Poupança Social Digital até 10 de novembro de 2022.
É importante explicar que se o crédito for realizado e a conta não for movimentada até o dia 15 de dezembro de 2022, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador.
Não tenho o aplicativo, como faço para consultar?
Para quem não tem o aplicativo FGTS e não quer instalar, saiba que a partir dessa sexta-feira (8), pela página fgts.caixa.gov.br, é possível consultar se tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS, assim como a data de crédito, conforme calendário de pagamento.
Entenda o Saque Extraordinário do FGTS
O Saque Extraordinário do FGTS, instituído pela Medida Provisória nº 1.105/22, ocorrerá uma única vez, considerando o saldo disponível na data de realização do débito na conta do Fundo, até o limite de R$ 1.000 por trabalhador.
A saber, se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.
Em continuidade, é importante destacar que não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque-Aniversário, por exemplo.
Calendário de pagamento
Os créditos ocorrerão de 20 de abril até 15 de junho, e poderão beneficiar cerca de 42 milhões de trabalhadores.
O repasse é feito de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
Como movimentar o saldo do FGTS?
O Saque Extraordinário do FGTS será creditado em Conta Poupança Social Digital de titularidade do trabalhador, que poderá ser movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem.
Por meio deste app, é possível receber e transferir dinheiro, poupar, pagar boletos, receber pagamentos e transferências via Pix e realizar compras usando a maquininha com QR Code.
Leia ainda: Abono Salarial: Não foi habilitado a receber e quer recorrer do resultado? Veja como!