Clientes do Itaú ficaram insatisfeitos com o serviço prestado pelo banco nesta segunda-feira, 7. Isso porque, desde a parte da manhã, o aplicativo da instituição ficou fora do ar, impedindo o envio e recebimento de Pix, pagamento de boletos, investimentos e todos os serviços do banco. No final da tarde, o aplicativo retomou os acessos, mas informou aos clientes que os serviços voltariam gradativamente.
A ocorrência do problema com o Itaú acendeu uma discussão importante para quem quer fazer um bom planejamento financeiro: vale a pena ter apenas uma conta bancária? Por isso, hoje vamos entender o que aconteceu e o que fazer nessas situações.
Itaú fora do ar
O aplicativo do Itaú ficou fora do ar durante todo o dia, atrapalhando a vida de quem precisava fazer operações pela instituição. Isso porque o erro impedia que as pessoas acessassem a conta, o que também impedia a efetivação de transações pelo Pix, pagamento de boletos, investimentos e muito mais. Além disso, o erro aconteceu no sexto dia útil do mês, para fins de recebimento de salário.
Com isso, os cidadãos que receberam o salário na sexta-feira não conseguiram pagar as contas pelo aplicativo do Itaú. Para especialistas, o atraso no pagamento das contas não deve ser uma justificativa, dado que o banco já retomou os serviços. Contudo, pessoas que se sentiram lesadas pela instituição podem solicitar o ressarcimento de multas e juros, caso o atraso tenha acontecido por conta do erro do banco.
No fim da tarde desta segunda-feira, 7, o acesso ao aplicativo foi retomado. Porém, ao entrar na conta, clientes se depararam com um aviso de que alguns serviços ainda seguiam fora do ar. Em nota ao portal G1, “O Itaú Unibanco informa que seu aplicativo para correntistas pessoa física já foi restabelecido. Outros apps e canais estarão totalmente disponíveis até 19h. O banco pede desculpas pelo inconveniente”
O que fazer para evitar esses problemas?
A queda do aplicativo do Itaú reacendeu uma discussão importante para quem quer ter um bom planejamento financeiro. Isso porque, muitas vezes, clientes possuem contas em apenas uma instituição, como forma de simplificar a vida financeira. Porém, nem sempre é a estratégia mais recomendada por especialistas, justamente para evitar imprevistos como esse.
Por isso, a dica é ter conta em dois bancos, pelo menos. Um seria para uso diário, como é o caso do Itaú. A outra conta serviria para o investimento na reserva de emergência, que são os valores usados nesse tipo de situação. Com isso, quando um banco sai do ar, é possível usar o valor em outro para o pagamento de contas e demais despesas.
Porém, vale lembrar que não é recomendado a conta em diversas instituições. Isso porque muitas contas podem bagunçar o planejamento financeiro e gerar mais problemas que soluções. De forma geral, vale a pena contar com 3 instituições, no máximo.