O aplicativo do Cadastro Único, desenvolvido pela Dataprev para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), tem o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos dados do Cadastro Único para Programas Sociais.
Vale ressaltar que mais de 12,5 milhões de downloads da solução tecnológica foram registrados, desde 2022.
Aplicativo CadÚnico
A saber, a ferramenta conta com 10 funcionalidades, como a verificação de benefícios recebidos, mapa georreferenciado com pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, consulta de renda CNIS, entre outros.
Ainda mais, os registros apontam também que mais de 67 milhões de consultas ao cadastro foram feitas, a exemplo da completa, simples e por CPF.
Além disso, em caso de cadastros unipessoais feitos de forma incorreta, o cidadão pode solicitar a exclusão do Cadastro Único de forma voluntária pelo aplicativo de celular ou pelo computador. Assim, podem resolver questões na palma da mão, sem precisar sair de casa.
Em complemento, é interessante citar que o aplicativo do Cadastro Único foi integrado ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que dispõe de informações atualizadas de renda e vínculos de mercado formal de trabalho e bases de benefícios previdenciários e assistenciais do INSS – sob a gestão da Dataprev. Inclusive, ao todo, são mais de 42 bilhões de dados cadastrais e laborais dos cidadãos.
Novidades para o app
De acordo com o gerente da Divisão de Produtos da Assistência Social (DASS), Edivar Barbosa, está em desenvolvimento uma nova funcionalidade para o aplicativo do Cadastro Único.
Então, a expectativa é disponibilizar ao cidadão a atualização cadastral por verificação de óbito em breve, após alinhamento com o MDS.
Como baixar o aplicativo?
Disponível para download tanto na loja App Store, quanto na Play Store, o aplicativo CadÚnico também pode ser acessado por meio de navegadores de computador no seguinte endereço eletrônico: https://cadunico.dataprev.gov.br/.
Como se cadastrar?
Saiba que o cidadão pode iniciar o registro por meio do aplicativo do Cadastro Único.
Para tanto, o Responsável Familiar (RF) pode clicar na opção “Solicitação de cadastramento”, disponível no app, e dar início ao cadastramento da sua família. Para acessar essa opção, é preciso fazer o login pelo gov.br.
Então, após finalizar a solicitação de cadastramento, o Responsável Familiar (RF) tem 240 dias para ir ao CRAS ou posto de atendimento do Cadastro Único completar o registro.
Contudo, caso não seja possível realizar a solicitação de cadastramento por meio do aplicativo, o Responsável Familiar (RF) ou o Representante Legal (RL) deverá ir até um CRAS ou posto de atendimento do Cadastro Único para tal procedimento.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS