O governo fez o lançamento do novo aplicativo do Cadastro Único no dia 30 de março, e mesmo sendo relativamente pouco tempo desde então, já foram realizados 200 mil downloads.
A saber, o aplicativo pode ser instalado em celulares do sistema Android, e também em aparelhos com o sistema IOS.
“O expressivo volume de downloads em tão pouco tempo mostra como a modernização do Cadastro Único vai facilitar o acesso do cidadão aos programas sociais do Governo Federal. Hoje há mais de 80 milhões de pessoas inscritas no CadÚnico”, destaca o novo ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.
Cadastro Único
Para quem não está familiarizado, o Cadastro Único funciona como porta de entrada dos cidadãos do país em situação de vulnerabilidade para os principais programas sociais do governo.
Entre eles estão programas como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, e outros mais. A saber, são mais de 28 iniciativas relacionadas ao CadÚnico.
“A modernização vai permitir mais acesso ao cidadão, que poderá realizar algumas ações pelo aplicativo, vai trazer mais conectividade aos municípios, além de informações de maior qualidade e mais atualizadas das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade”, reforça o secretário nacional do Cadastro Único, Tércio Brandão.
Você pode ter acesso ao app do Cadastro Único por meio dos seguintes links das lojas virtuais de aplicativos:
Recurso facilita o registro dos cidadãos
Com o novo aplicativo do Cadastro Único, passa a ficar disponível o recurso de pré-cadastro.
Com essa funcionalidade, o cidadão começa a preencher a sua solicitação de registro no Cadastro Único, e depois tem até 120 dias para comparecer a um posto de atendimento para complementar os demais dados, tais como escolaridade, trabalho e remuneração.
É importante saber que essa e as demais funcionalidades também podem ser acessadas através do site www.gov.br/cadunico.
Quem já está no Cadastro Único pode usar o aplicativo?
Sim! Nesse caso, ele pode ser utilizado para atualizar o cadastro da família por meio da confirmação dos dados.
O aplicativo ou a versão web também permitem consultar os seguintes dados:
- Número de Identificação Social (NIS);
- Código familiar;
- Situação cadastral;
- Data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral;
- Dados do domicílio, família e de identificação do Responsável pela Unidade Familiar e dos demais integrantes.
Usuários estão divididos
Pelas redes sociais, é grande a repercussão do aplicativo do Cadastro Único. Alguns cidadãos elogiam o app, como a usuária A. Bento, que reporta ter conseguido fazer o preenchimento e que agora precisa somente ir com os documentos até o CRAS.
Já a usuária K. Paula, informa que não consegue navegar pelo aplicativo, pois não são apresentadas as opções para preenchimento da cidade, e quando digita, a informação desaparece.
E você, já conseguiu baixar o aplicativo do Cadastro Único?
Leia ainda: Aplicativo mostra parcela do Auxílio Brasil com valor abaixo de R$ 400; entenda