O novo site e aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico), anunciado pelo Governo Federal, permitem agora a atualização do registro pela internet. Essa era uma demanda muito procurada pelas famílias que fazem parte da base de dados do governo.
Essa, aliás, é a porta de entrada para a participação em diversos benefícios sociais pagos pelo governo, entre eles o Auxílio Brasil, e lembrando que a atualização do cadastro deve ser realizada no prazo máximo de 2 anos.
Aplicativo CadÚnico
Além de permitir a realização da atualização de informações do seu cadastro, o aplicativo do Cadastro Único ainda oferece um recurso de pré-cadastro.
Com isso, as famílias que ainda não estão inscritas no Cadastro Único poderão fazer um cadastro inicial pelo aplicativo ou site e precisará comparecer ao CRAS somente para o processo de avaliação complementar.
Com essa nova ferramenta, o Ministério da Cidadania projeta a redução das filas e diminuição do tempo de espera pelo atendimento nas unidades, já que as famílias chegarão com o pré-cadastro concluído.
Ainda cabe explicar que depois deste pré-cadastro, o responsável familiar tem 120 dias para ir ao posto de atendimento completar o procedimento.
Quais são os recursos oferecidos no aplicativo?
De forma resumida, pelo aplicativo CadÚnico é possível:
- Emitir um comprovante de cadastramento;
- Consultar quais são os integrantes da família e o NIS de cada um;
- Ver se o cadastro está atualizado ou não;
- Atualizar o cadastro por confirmação dos dados;
- Consultar os benefícios que a família recebe, entre eles o Auxílio Brasil e o BPC/LOAS.
E para quem ainda não está cadastrado, as funcionalidades são:
- Fazer o pré-cadastramento;
- Localizar um posto de cadastramento mais próximo.
Atualização do CadÚnico
É fundamental que o cidadão saiba que ter o Cadastro Único atualizado é essencial para as famílias que estão inscritas no Programa Auxílio Brasil.
Afinal, mês a mês, o Ministério da Cidadania realiza uma verificação cadastral para se certificar de que as famílias participantes do programa seguem dentro dos critérios necessários para ter direito ao benefício.
A saber, o prazo mínimo de atualização é a cada 24 meses, no entanto, sempre que houver mudanças na estrutura familiar, essa informação deve ser atualizada no Cadastro Único.
Que tipo de mudança, você pode se perguntar. Essas são algumas das situações:
- Nascimento ou morte de alguém na família;
- Saída de um integrante para outra casa;
- Mudança de endereço;
- Entrada das crianças na escola ou transferência de escola;
- Aumento ou diminuição da renda.
Como ter acesso ao app?
O aplicativo do CadÚnico já está disponível para celulares com sistema Android, na loja Google Play e para dispositivos iOS na Apple Store.
Veja ainda: Imposto de renda tem novo prazo; 12 milhões de declarações já foram entregues