Atualmente, existem vários tipos de investimento, com risco ou sem aplicações iniciais baixas ou altas. Seja como for, a melhor maneira de movimentar o seu dinheiro é investindo em possibilidades rentáveis para as suas economias.
Então, para te ajudar com as inúmeras opções disponíveis no mercado, hoje, aqui no Brasil 123, vamos te mostrar como aplicar no tesouro direto e dar dicas para que você veja quais bancos e corretoras oferecem essa opção.
O que é o tesouro direto?
O TD, ou tesouro direto, foi criado há 20 anos, com a ideia de permitir que pessoas se dispusessem de títulos federais por meio da compra, como uma forma de empréstimo ao governo.
Apesar de, nesse quesito, a pessoa física ser uma espécie de pagador para o governo, ela recebe, com os juros previstos, que podem variar. Além disso, esse é um investimento de baixo risco, pois seu valor inicial de investimento pode ser bem baixo, o que automaticamente o torna mais seguro do que outras ações de investimento.
Assim, existem três possibilidades e de investimentos como os títulos públicos. São eles: títulos híbridos; títulos fixados e títulos pós-fixados.
Como aplicar no tesouro direto? Quais são as instituições que o aceita e os riscos?
O primeiro passo é escolher uma instituição financeira que faça esse tipo de investimento. Então, dois grandes exemplos, hoje em dia, para os brasileiros são as instituições Nubank e banco Inter. No entanto, existem outras inúmeras opções.
Ao fazer a escolha do banco de sua preferência, verifique as taxas de juros que são aplicadas em cima do seu investimento para que você tenha um lucro maior. Depois da escolha da instituição financeira, estabeleça o valor que você irá investir e qual título será a sua prioridade. Geralmente, os valores mínimos são aproximadamente de 30 reais, podendo sofrer variações.
Faça o seu cadastro no banco ou corretora de investimento. Os cadastros costumam levar até três dias úteis para serem concluídos e obterem a aprovação. Após isso, basta ficar atento ao que você irá investir e quando você for retirar o dinheiro. Os TD’s costumam não ter um prazo longo para adesão.
Informação essencial
Apesar de ser um investimento com pouco risco e de fácil realização, como todas as compras de ações, existem riscos. Então, caso sinta muita dificuldade, procure ajuda de um especialista para te auxiliar em todo o processo. Hoje em dia, existem corretoras que possuem mentorias para iniciantes.
Por fim, investir no tesouro direto não vai te deixar rico do dia para a noite, o importante é começar a sua vida de investidor e ir aplicando gradativamente. No longo prazo e com aportes recorrentes você verá o seu patrimônio multiplicar, dessa forma, você conseguirá ganhar dinheiro cada vez mais.
Agora que você já sabe como aplicar no tesouro direto, faça da maneira correta e que essa seja uma porta de entrada para você começar a fazer outros tipos de aplicações, assim, diversificando a sua carteira e o seu leque de investimentos.