Os fundos imobiliários vêm crescendo cada vez mais nas carteiras de investimentos do país, com muita gente mostrando interesse nesse ativo. No entanto, eles acabaram acumulando fortes perdas com a pandemia da Covid-19. E, apesar da sua recuperação recentemente, os fundos continuam em baixa neste ano.
De acordo com um levantamento da fintech consolidadora de investimentos Smartbrain, apenas 50 dos 180 fundos imobiliários negociados na B3 no primeiro semestre registraram retornos positivos. Esse montante representa 27,8% do total, o que é um percentual baixíssimo para o ativo. A propósito, a B3 é a bolsa de valores brasileira.
Mas o que é um fundo imobiliário? Em resumo, é uma modalidade de investimento, cujas pessoas colocam dinheiro em construções de prédios ou condomínios. Quando finalizadas, o rendimento das operações acaba dividido entre todos os que investiram e compraram parte do fundo.
Na verdade, estes ativos funcionam como um aluguel de imóvel. A diferença é que os investidores não precisarão comprar, reformar ou pagar o IPTU do imóvel. O fundo imobiliário pagará o valor que corresponder ao investimento, a depender dos acordos firmados previamente.
Confira mais detalhes do desempenho dos fundos imobiliários
Em suma, o General Shopping e Outlets do Brasil ocupou a primeira posição no ranking do semestre, com uma valorização de 53,87%. Em seguida ficaram o BB Progressivo (34,99%) e o Grupo RCFA (21,31%), que liderou em maio. Estas taxas são bastante atrativas e positivas para o período, mas poucos fundos conseguiram atingi-las.
Vale ressaltar que o mês de junho foi especialmente ruim para os fundos imobiliários, chegando ao fim com os apenas 28% deles conseguindo acumular ganhos. Nesse caso, somente 55 dos 198 fundos subiram no mês. Aliás, a diferença para maio foi bem grande, mas isso aconteceu porque houve uma disparada nos ativos negociados na B3.
A saber, 77 de 128 fundos imobiliários conseguiram resultados positivos nos cinco primeiros meses de 2021. Com o acréscimo do resultado de junho, esse número caiu para 50, enquanto a quantidade de ativos negociados na bolsa brasileira disparou para 198. Por isso que o resultado semestral ficou tão ruim.
Leia Mais: Fundos imobiliários: tudo o que você precisa saber para começar a investir