Dos mais de 200 países do mundo, apenas 22 possuem mulheres no cargo principal. São mulheres que ocupam os cargos de presidente ou primeira-ministra, por exemplo. E a tendência é que esse número caia já nos próximos meses.
Na Alemanha, por exemplo, Angela Merkel deverá deixar o cargo de primeira-ministra daqui a alguns meses. Ela provavelmente vai deixar o cargo para um homem do seu próprio partido. Pelo menos é o que indicam as pesquisas.
De acordo com um levantamento internacional simples, 114 países do mundo nunca tiveram mulheres no comando principal das suas forças. Entre esses 114 países do mundo, está a maior potência do planeta: os Estados Unidos.
Seja como for, os Estados Unidos também são o país com a maior aceitação à ideia de ter uma mulher como presidente. De acordo com uma pesquisa da agência de notícias Reuters, mais de 90% da população dos Estados Unidos acredita que uma mulher vai comandar o país, pelo menos até 2030.
E essa alta aprovação à ideia tem nome e sobrenome: Kamala Harris. De acordo com as informações de bastidores, a vice-presidente dos Estados Unidos fez crescer a aceitação de mulheres ocupando cargos públicos importantes.
Mulheres na presidência
Vale lembrar que Kamala Harris já desponta como uma possível candidata a ser a primeira mulher na presidência dos Estados Unidos. É que ela tem 56 anos de idade e aparece no topo da popularidade nas pesquisas de opinião neste momento.
Já Joe Biden já tem 78 anos de idade e terá 81 nas eleições presidenciais de 2024. Há quem diga que Biden não vai querer disputar a reeleição. Isso acabaria colocando Kamala Harris no topo das apostas para as próximas eleições.
O Brasil já teve a sua primeira presidente mulher. Dilma Rousseff (PT) foi eleita e reeleita em 2010 e 2014, respectivamente. Ela sofreu um impeachment e deixou o cargo ainda em 2016. Ela, aliás, foi a única presidente mulher da história do país.
Veja também: Gasolina e diesel ficam mais caros nas refinarias a partir de amanhã (9)