Desde o dia 11 de outubro o empréstimo consignado do Auxílio Brasil está sendo liberado. No entanto, nos últimos dias, muitos beneficiários estão tendo dificuldades em acessar a modalidade de crédito.
Vale lembrar que o empréstimo consignado do Auxílio é uma modalidade criada pelo Caixa Tem para facilitar a vida dos cidadãos brasileiros. Porém, muitos brasileiros estão reclamando da dificuldade em acessar o crédito e também, no valor negado para contratação.
Nesse sentido, saiba o que fazer diante da mensagem de crédito negado no aplicativo.
Saiba por que você não consegue contratar o empréstimo Caixa Tem
Uma mensagem tem aparecido no aplicativo Caixa Tem nos últimos dias: “Não há a oportunidade de contratação do empréstimo consignado para você”.
Isso tem causado muitas dúvidas para os brasileiros que estão contando com a opção. No entanto, é fundamental saber os motivos pelo qual a modalidade está sendo negada.
As principais causas são:
- Previsão de término para o Auxílio Brasil;
- CPF irregular dentro da Receita Federal;
- Estar a menos de 3 meses recebendo as parcelas, ou seja, menos de 90 dias;
- Não receber o benefício com a opção de crédito em conta;
- Estar portando um alerta de convocação do Ministério da Cidadania.
Além disso, é fundamental estar ciente de alguma possível restrição no Banco em foi feita a solicitação de crédito.
Como liberar o empréstimo consignado Auxílio Brasil?
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), afirma que as instituições devem informar aos cidadãos o motivo pelo qual o crédito foi negado. Sendo assim, é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal e verificar com um gerente os motivos.
A boa notícia é que, para isso, nem é necessário ir até uma agência da Caixa, pois o banco também fornece informações através do WhatsApp ou também, por outros números de telefone da Caixa disponíveis.
Empréstimo consignado da Caixa, o que é?
Segundo a própria Caixa Econômica Federal em seu site oficial, o empréstimo consignado é uma modalidade que só deve ser solicitada em último caso.
Isso porque, ao contratar o crédito, o valor das parcelas será descontado todos os meses nas parcelas do Auxílio Brasil. O cidadão deve escolher o valor que irá contratar dentro do limite estipulado pela Caixa. Em seguida, definir a quantidade de parcelas.
É importante lembrar que, ao final do contrato, o valor pago pelo empréstimo terá sido maior que o valor contratado. Todavia, isso acontece por causa das taxas de juros pagas mensalmente ao banco.
No entanto, assim que o cidadão terminar de pagar o empréstimo contratado, receberá o Auxílio Brasil no valor integral novamente.
Quem pode solicitar?
O empréstimo consignado precisa ser contratado pelo responsável familiar, ou seja, o membro da família que está no cadastro como o responsável pelos demais.
Além disso, também é necessário estar recebendo o Auxílio Brasil há pelo menos 3 meses (90 dias) e estar com o cadastro atualizado no CadÚnico. Também é fundamental não ter negado comparecimento na convocação do Ministério da Cidadania.
Em caso de regra de emancipação, é necessário que a data de encerramento não esteja próxima ou não tenha data para término. Desse mesmo modo, outro detalhe importante é estar dentro de todas as normas exigidas para o recebimento do Auxílio Brasil.
Informações sobre a movimentação do valor contratado
Para quem tem o cartão da conta e já movimenta ela dessa forma, pode também movimentar o valor através do cartão. Além disso, o cidadão também pode solicitar o saque se preferir. Para sacar, ele pode ir até uma agência da Caixa, casas lotéricas ou também, no Caixa eletrônico.
Mesmo quem não tem o cartão da conta social Poupança da Caixa, pode fazer o saque no Caixa eletrônico, desde que esteja no valor limite de saque. Para isso, basta gerar um código de saque pelo celular.
O próprio aplicativo também dá opções para o cidadão movimentar a conta como pagar boletos, enviar Pix, fazer transferências, entre outras opções.