A maioria dos municípios do Amapá sofreu com a falta de energia nesta quarta-feira (25). De acordo com as informações, a paralisação começou por volta das 10h. Algum tempo depois, a eletricidade começou a ser retomada, mas, conforme publicou o portal “G1”, pessoas relataram instabilidade na rede durante todo o dia.
Em nota, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), responsável pela distribuição de energia no estado, afirmou que a queda foi registrada em 13 dos 16 municípios do Amapá, incluindo a capital, Macapá.
Assim como divulgou o Brasil123, essas mesmas pessoas que sofreram com a queda de energia nesta quarta-feira (25), passaram por grandes dificuldades em novembro do ano passado, quando um apagão deixou o estado com limitação no fornecimento de energia por mais de 20 dias.
De acordo com a CEA, a queda aconteceu após uma falha na comunicação com o Sistema Interligado Nacional (SIN). “A situação está sendo investigada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que deve emitir comunicado oficial da ocorrência”, disse.
Além disso, a Companhia afirmou que tem trabalhado durante o dia com o intuito de “recompor os sistemas para restabelecer o fornecimento em Macapá e demais cidades atingidas”.
Outra a se pronunciar foi a Linhas de Macapá Transmissora de Energia, empresa responsável pelas linhas de transmissão para o estado. De acordo com a companhia, o ocorrido foi apenas um “problema pontual”, que não deve ocasionar o desabastecimento de energia na região.
Cidades sem interrupção na energia
Por fim, a SIN ainda explicou que todas as zonas da capital registraram falta de luz. Além disso, a companhia também explicou que as três únicas cidades sem suspensão no fornecimento forma aquelas que têm sistema isolado.
Leia também: Dono de empresa que prometia investir em bitcoins é preso por suspeita de pirâmide financeira