O Supremo Tribunal Federal (STF) vota, nesta terça-feira (09), a suspeição ou não do ex-juiz Sergio Moro para julgar os processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes do começo do julgamento, os ministros realizaram uma votação para saber se o julgamento seria ou não feito nesta terça.
Leia também: Bolsonaro: ‘Existe algo a perder mais importante que a própria vida’
O processo foi pautado pelo ministro Gilmar Mendes e a declaração da suspeição de Sergio Moro levaria à anulação de todo o processo que trata da aquisição e reforma do tríplex do Guarujá e poderia servir de base ao questionamento de outras ações contra o ex-presidente. Assista ao vivo o julgamento no STF:
https://www.youtube.com/watch?v=i2GiRcYu_DU
Expectativa pela suspensão de Moro
Mais cedo, a jornalista Julia Duailibi revelou que a expectativa é a de que os ministros do STF votem pela suspensão do ex-juiz. Isso porque, de acordo com ela, os integrantes do supremo apostam em um placar de 3 a 2 a favor do ex-presidente.
O processo em questão começou em 2018 e, até o momento, está 2 a 1 contra Lula, pois os ministros Cármen Lúcia e Edson Fachin votaram contra o pedido de suspeição. No entanto, a expectativa é que Gilmar Mendes [que já votou a favor às 16h30] e Ricardo Lewandowski votem a favor.
Desta forma, o voto de minerva seria dado pelo mais novo ministro da Corte, Nunes Marques, que foi indicado ao posto pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). Segundo a Julia Duailibi, a expectativa é a de que ele siga os votos de Gilmar e Lewandowski e vote a favor do pedido da defesa de Lula.
Todavia, como dá para perceber, o resultado ainda é incerto. Vale a pena lembrar que, na segunda-feira (08), o líder petista teve anuladas as condenações nos casos do triplex no Guarujá (SP), do sítio em Atibaia (SP) por decisão de Edson Fachin.
Leia mais: Confira a nota de Fachin em relação a liberação de Lula
Ladrão de toga!!!