Raquel Lyra (PSDB), a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, afirmou que a prioridade de seu governo será o combate à fome. Assim, ela sinalizou que vai implementar medidas emergenciais para reduzir a pobreza no estado, e para tanto, haverá a criação de um auxílio emergencial.
Siga a leitura para ter mais detalhes.
Auxílio Emergencial
A saber, entre as ações de emergência citadas, a primeira será a criação de um auxílio emergencial para mães em situação de vulnerabilidade social. A outra será a abertura de restaurantes populares com refeições a baixo custo.
“A gente tem pressa, Pernambuco tem pressa, porque nós temos 2 milhões de pessoas que estão passando fome no nosso estado. Então, uma das nossas primeiras medidas será estabelecer, criar o programa Mães de Pernambuco. Garantir uma bolsa de R$ 300 para as mães que estão em uma situação de pobreza e que têm crianças de 0 até 6 anos”, afirmou a governadora eleita.
Restaurantes populares
Cabe mencionar que a criação de restaurantes populares, programa que, em seu plano de governo, se chama Restaurante Bom Prato, Raquel Lyra afirmou que essa é uma medida emergencial adicional.
Ela disse que, paralelo a isso, vai garantir melhores condições de investimento e geração de emprego para o estado.
“Trabalhar na estruturação dos restaurantes populares para garantir, no mapa da fome de Pernambuco, comida com um alto valor nutritivo e um baixíssimo custo, e, ao mesmo tempo, garantindo o estado começar a voltar a gerar emprego e renda para a nossa gente, com programas de qualificação profissional, a desburocratização do acesso a crédito para quem quer começar a empreender, e, com isso, a gente começar a pensar no dia de amanhã. Ninguém que está com fome consegue pensar no futuro”, declarou.
Veja ainda: SAQUE EXTRAORDINÁRIO FGTS: Prazo para resgate termina em DEZEMBRO; veja a data
Transição
No início da semana, o governador Paulo Câmara (PSB) nomeou a comissão de transição, que será coordenada pelo secretário da Casa Civil, José Neto.
Então, quando questionada sobre se vai aproveitar parte da equipe de governo de Paulo Câmara, no poder há quase oito anos, Raquel Lyra disse que se elegeu como candidata de oposição, e, por isso, preza pela mudança no alto escalão.
Confira também: SALÁRIO MÍNIMO 2023: Novo governo promete ganho real; veja o valor previsto