Os avanços da ciência médica e novos estudos sobre os tratamentos do câncer estão cada vez mais promissores.
Recentemente, uma nova classe de medicamentos foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos da América (EUA). Esta nova classe de medicamentos é caracterizada pela junção de anticorpos às drogas, o que de acordo com os estudos mostrou-se muito promissor em pacientes com a doença avançada.
Os estudos ainda vêm promovendo o uso dos anticorpos conjugado aos medicamentos de forma isolada e combinada com outros agentes, a fim de garantir uma ação mais ampla e eficiente quando comparada as imunoterapias atuais.
Como esta nova classe de medicamentos funciona
A ação desses medicamentos que têm anticorpos conjugados acontece através um mecanismo único: o anticorpo atinge a células tumorais por meio da ligação de um receptor superexpresso no tumor. Através desta ligação, um agente letal é liberado dentro da célula tumoral.
Dentre os benefícios desta nova técnica está a redução de efeitos colaterais, já que diferente dos outros tratamentos, nesta ação os tecidos normais não são atingidos.
Este tipo de ação, também é conhecida como “Cavalo de Troia”, já que leva um agente letal ao tumor de forma estratégica.
Aprovação do FDA
Já foram aprovados 11 medicamentos conjugados com anticorpos pela FDA, entre eles, o T-DM1 indicado para o tratamento do câncer de mama do tipo her-2 positivo.
Outros medicamentos que seguem a mesma ação do T-DM1 também foram utilizados em pacientes com câncer de mama e de acordo com os estudos apresentaram taxas positiva de até 33% na doença metastática.
Visto o sucesso da estratégia, novas indicações devem surgir, a fim de garantir cada vez mais sucesso nos tratamentos de pacientes com câncer.
Principais tipos de câncer
O câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças. A condição é denominada quando as células anormais se dividem incontrolavelmente e destroem o tecido do corpo.
Estima-se que mais de 50 milhões de pessoas convivem com esta doença em todo o mundo. Só no Brasil são registrados um milhão e quinhentos mil casos nos últimos cinco anos.
Dentre os principais tipos de câncer que acometem os seres humanos estão:
- Câncer de pulmão
- Câncer de mama
- Câncer de intestino
- Câncer de estômago
- Câncer de próstata
- Câncer de colo do útero
Apesar do desenvolvimento do câncer ser multifatorial manter uma vida mais equilibrada, por meio de uma alimentação saudável, prática de atividades física e redução de gatilhos como o tabaco e consumo de álcool podem ajudar a prevenir esta condição.
Leia mais: Pesquisa com nova droga para tratamento do câncer de mama apresenta redução de 99% da metástase