Para quem deseja realizar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, uma boa notícia: a Caixa faz esse tipo de empréstimo. Desse modo, o banco que é responsável por gerenciar os recursos do fundo de garantia dos trabalhadores é uma boa opção para quem quer botar a mão nesse dinheiro antes da data prevista.
E se você quiser saber mais sobre essa modalidade de operação, o qual é um direito dos brasileiros que trabalham em regime CLT, é só continuar lendo. Afinal, hoje vamos te deixar por dentro de tudo sobre esse assunto.
Saque-aniversário do FGTS
O pagamento do saque-aniversário do FGTS ocorre anualmente, durante o mês de aniversário do beneficiário. No entanto, para receber esse pagamento, é necessário abrir mão do saque-rescisão, que permite o acesso total ao valor acumulado na conta somente em casos de demissão sem justa causa.
Ao optar pelo saque-aniversário, é garantido o recebimento da multa de 40% calculada sobre o saldo total, bem como outras opções de saque. Como para financiamento de imóveis, ocorrência de doenças graves, ou em situações de desastres naturais.
Desse modo, o valor liberado anualmente, dentro do prazo de 90 dias, é calculado com base no saldo disponível na conta.
Como aderir a essa modalidade de saque do FGTS
Para escolher o saque-aniversário do FGTS, é necessário solicitar a transição até o último dia do mês de nascimento. Por exemplo, aqueles nascidos em junho têm até sexta-feira (30) para realizar essa troca. Caso contrário, só poderão receber no próximo ano, em 2024.
Assim, para fazer a opção pelo saque-aniversário, basta entrar no app do FGTS e selecionar a modalidade. Porém, vale lembrar que não é possível desfazer essa opção antes do decurso de um ano, ou seja, se você optar agora pelo saque-aniversário, só poderá voltar para o saque-rescisão daqui a um ano.
Como funciona a antecipação da Caixa
Pelas regras da Caixa, é permitido receber até cinco pagamentos de uma só vez. O valor mínimo que pode ser emprestado é de R$ 500, sendo que cada parcela deve ser de pelo menos R$ 200. Além disso, é necessário possuir uma conta na Caixa Econômica Federal.
Ao sacar antecipadamente o valor que o trabalhador teria direito a receber em cinco anos, o banco bloqueia o saldo do beneficiário pelo mesmo período. Em outras palavras, ao optar pelo saque-aniversário nos próximos anos, é a Caixa Econômica Federal que receberá o valor em nome do beneficiário. O saldo também fica bloqueado para outras modalidades de uso.
Para solicitar o empréstimo, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o aplicativo FGTS e faça login;
- Em “Saque-aniversário”, selecione “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
- Em seguida, escolha “Empréstimo saque-aniversário”;
- Selecione as instituições desejadas e confirme a operação.
Você também pode realizar esse mesmo tipo de empréstimo por meio de outros bancos. Vale lembrar que as taxas de juros, requisitos e demais regras podem variar de uma instituição para outra.
Gostou de saber sobre a antecipação do saque-aniversário do FGTS pela Caixa? Agora analise suas opções e, se for interessante para você, solicite seu dinheiro antes do prazo!
Leia também: Valor do salário mínimo: aumento de 9% já está aprovado