Com a renda dos brasileiros comprando cada vez menos produtos, é comum que em algumas famílias as contas apertem o orçamento no fim do mês. Além de iniciar um bom planejamento financeiro, uma excelente ideia para esses casos é fazer a antecipação do FGTS, que pode servir para fechar as contas no fim do mês.
Contudo, especialistas demandam cuidado ao utilizar essa ferramenta. Isso porque nem sempre ela é vantajosa e as desvantagens são bastante relevantes. Por isso, hoje vamos entender como funciona a antecipação do FGTS e como fazê-la.
O que é antecipação do FGTS?
A antecipação do FGTS é uma das diversas modalidades de empréstimo que existem no país. Por ser feito através de contas do fundo de garantia, onde o valor já está parado, os juros são bem mais baixos, o que é uma boa notícia para quem precisa de dinheiro emprestado. Contudo, existem alguns requisitos para solicitar esse crédito.
Isso porque o trabalhador precisa ter contas com saldo no FGTS. Dessa forma, independentemente se estiver empregado ou não, é preciso que as contas tenham algum valor, decorrente de depósitos do regime de carteira assinada. Uma forma de ter saldo no FGTS sem trabalho é ter sido demitido por justa causa.
Além disso, é preciso ter mais de 18 anos e ser adepto do saque-aniversário, modalidade que permite sacar os valores uma vez ao ano. Dessa forma, a antecipação do FGTS é uma forma de antecipar o saque-aniversário. Porém, a contrapartida para isso é que o cliente paga juros para que o banco faça isso.
Dessa forma, digamos que um aderente ao saque-aniversário nasceu em novembro. Caso ele queira sacar em fevereiro, ele não poderia fazer isso pela modalidade. Dessa forma, teria que aderir à antecipação do FGTS para ter o dinheiro antes de seu mês de aniversário.
Como fazer?
Para fazer a antecipação do FGTS, é preciso seguir os passos mencionados anteriormente. Ao ter contas com saldos, ser maior de 18 anos e ter aderido ao saque-aniversário, é preciso recorrer a uma instituição financeira. Isso porque essas empresas são as únicas que podem efetuar o adiantamento do valor do fundo de garantia.
Dessa forma, diversas instituições fazem essa operação. A diferença entre elas é apenas a taxa de juros. Com isso, ao solicitar a antecipação do FGTS, veja quais os juros cobrados da operação. Além disso, ao fazer a operação, escolha a instituição que menos cobra para isso.
Contudo, ao aderir à antecipação do FGTS, é preciso estar ciente de que, posteriormente, é difícil sair da operação. Isso porque reverter o saque-aniversário exige, pelo menos, 2 anos de nenhum saque do fundo de garantia. Por isso, especialistas sugerem evitar a operação e utilizá-la apenas quando for necessário.